Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

No Outubro Rosa, Stella McCartney se une à Victoria’s Secret e Netflix

A estilista britânica, que perdeu a mãe para o câncer de mama, fez ações com as duas marcas para conscientizar sobre a doença

atualizado 04/10/2021 13:04

Stella McCartney na campanha Breast Cancer Awareness 2021, com parte do elenco da série Sex EducationStella McCartney/Divulgação

O mês de conscientização sobre o câncer de mama, ou Outubro Rosa, é uma causa pessoal para Stella McCartney. Em 1998, a estilista perdeu a mãe, a fotógrafa Linda McCartney, para a doença. Motivada pela perda, a designer é engajada em iniciativas sobre o tema. Este ano, além da campanha anual de sua grife homônima sobre o assunto – desta vez, em collab com a série Sex Education, da Netflix –, ela estrelou um vídeo para a Victoria’s Secret.

Vem saber os detalhes!

Giphy/Stella McCartney/Divulgação

Campanha da Victoria’s Secret

A marca de lingeries convidou a estilista para estrelar um vídeo que mostra a importância do autoexame mensal de câncer de mama para detecção precoce. A campanha será veiculada até o fim do mês.

A ação foca as redes sociais, o aplicativo, o site e o mailing da Victoria’s Secret. Vale destacar que, atualmente, a marca está tentando se revigorar no mercado, após ser criticada pela falta de inclusão de suas peças e ações durante anos.

A Victoria’s Secret aponta que uma em cada oito mulheres estadunidenses desenvolverão a doença ao longo da vida, mesmo sem histórico familiar, em 85% dos casos. “Quase 80% descobrem as anormalidades mamárias por conta própria. Autoexames funcionam. Junte-se a nós e faça o autoexame parte de sua rotina. Isso pode salvar sua vida. E, ao encorajar outras a fazerem o mesmo, salve a vida de alguém que você ama”, defende McCartney no vídeo, com a indicação de link com tutorial de como fazer a medida preventiva.

Junto à campanha, a Victoria’s Secret lançou seu primeiro sutiã pós-mastectomia e anunciou a doação de meio milhão de dólares para a Stella McCartney Cares Foundation. Criada por McCartney, a fundação educa sobre assuntos como o câncer de mama e a sustentabilidade, tema no qual a estilista é referência. Martha Pease, diretora de marketing da Victoria’s Secret, destacou que mulheres são fundamentais para a label, dedicada às categorias de lingerie e bem-estar.

“Temos uma oportunidade única, mas também a responsabilidade de usar nossa plataforma e escala de nossa pegada global para trazer uma maior conscientização sobre os riscos do câncer de mama, especialmente entre as mulheres mais jovens, e educar sobre a eficácia dos autoexames”, declarou a executiva em comunicado.

A etiqueta de lingeries também está fazendo outras iniciativas relacionadas ao Outubro Rosa, como a doação de toda a renda do sutiã Body by Victoria Mastectomy Bra durante este mês para a iniciativa Victoria’s Secret Global Fund for Women’s Cancers. Esse fundo foi recém-criado junto ao evento Pelotonia. Com a parceria, a marca se comprometeu a doar pelo menos US$ 5 milhões todos os anos para pesquisas sobre a doença ao redor do mundo.

Paul e Stella McCartney
Filha de Paul e Linda McCartney, Stella perdeu a mãe em 1998. A fotógrafa morreu de câncer de mama, aos 56 anos

 

Tutorial da Victoria's Secret para o autoexame da mama
Ao fim do vídeo para a Victoria’s Secret, Stella McCartney recomenda um link que ensina a fazer o autoexame da mama, ilustrado com esta imagem

 

Primeiro sutiã de mastectomai da Victoria's Secret
Este é o primeiro sutiã de mastectomia da Victoria’s Secret, lançado recentemente

 

Modelos com peças da Victoria's Secret
A marca tem apostado em peças e campanhas mais inclusivas para se desvencilhar das críticas que enfrentou no passado e se revigorar no mercado

 

McCartney x Sex Education

Sucesso de público, a série Sex Education chegou à terceira temporada em setembro, na Netflix. Em timing certeiro, Stella McCartney convidou seis membros do elenco para a sétima edição da campanha anual de sua grife sobre o câncer de mama, intitulada Breast Cancer Awareness. A ação traz Aimee Lou Wood, Chaneil Kular, Chinenye Ezeudu, Mimi Keene, Sami Outalbali e Simone Ashley.

No vídeo, o elenco simula uma aula de educação sexual com a professora mal-informada Ella Allets, interpretada na campanha por McCartney. O intuito é quebrar mitos sobre o tema e usar o slogan TTT, ou Toilet, Teeth, Tits (Banheiro, Dentes e Seios, em tradução livre), para sugerir que as garotas verifiquem os seios depois de escovar os dentes. Durante o bate-papo, os próprios estudantes desmentem as informações desatualizadas mencionadas pela professora fictícia.

“Precisamos de leveza mais do que nunca e sempre acreditei em trazer humor para a moda”, compartilhou a designer, em comunicado sobre a campanha. “Agora, estamos usando-o como uma ferramenta para lembrar as mulheres de todas as idades de verificar seus seios, especialmente as mulheres mais jovens que podem não estar cientes de que precisam, ou pularam as mamografias durante o bloqueio [da Covid-19].”

Além da campanha, a estilista lançou uma camiseta limitada, com uma tecnologia que deixa marcas das mãos na região do peito. As vendas da camiseta – que, neste ano, substitui a tradicional lingerie que a marca lança nesta época – beneficiarão pesquisas e iniciativas de prevenção ao câncer de mama. A cada unidade comercializada, um sutiã será doado para pacientes de mastectomia. Para este ano, o site de McCartney prevê a doação de 10 mil sutiãs Louise Listening. Louise, vale mencionar, era o nome do meio de Linda McCartney.

Elenco de Sex Education na campanha Breast Cancer Awareness 2021, de Stella McCartney
Parte do elenco da série Sex Education, da Netflix, estrela a campanha Breast Cancer Awareness 2021 da grife Stella McCartney

 

Stella McCartney na campanha Breast Cancer Awareness 2021, com parte do elenco da série Sex Education
Na campanha, a própria estilista interpreta uma professora de educação sexual que ensina informações desatualizadas sobre o câncer de mama. A videoaula tem o estilo dos anos 1980

 

Elenco de Sex Education na campanha Breast Cancer Awareness 2021, de Stella McCartney
A campanha incentiva que as garotas façam o autoexame regularmente quando forem ao banheiro para escovar os dentes

 

Charlize Theron com a camiseta The Triple T, de Stella McCartney
Aqui, a atriz Charlize Theron posa com a camiseta que a grife de McCartney lançou para a campanha deste ano

 

Motivação pessoal

Engajada com a conscientização sobre o câncer de mama, Stella McCartney faz ações relacionadas ao tema há mais de 20 anos. Para outubro de 2020, por exemplo, a estilista reuniu depoimentos de vítimas da doença em uma campanha intitulada A Love Letter to My Loved Ones (“Uma carta de amor aos meus entes queridos”, em tradução livre). Anteriormente, a ação anual da marca teve participação de estrelas como as atrizes Cara Delevingne e Sofia Vergara.


Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias