Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Matthew M. Williams: ex de Lady Gaga é o novo diretor artístico da Givenchy

O estilista norte-americano tem 34 anos e é fundador e diretor criativo da marca de streetwear de luxo 1017 ALYX 9SM

atualizado 01/07/2020 16:10

Matthew Williams, novo diretor criativo da Givenchy e fundador da 1017 ALYX 9SMPaolo Roversi/Givenchy/Divulgação

Dois meses após Clare Waight Keller anunciar a saída da Givenchy, a marca francesa tem um novo diretor artístico. Quem ocupará o cargo a partir dessa terça-feira (16/06) é o norte-americano Mathew M. Williams, referência em streetwear de luxo e fundador da etiqueta 1017 ALYX 9SM. Conforme anúncio feito nessa segunda-feira (15/06), o estilista será responsável pelas linhas femininas e masculinas da grife francesa. Sua coleção de estreia será apresentada em outubro, em Paris, e pode indicar um novo caminho para a maison.

Vem comigo saber mais!

Background

Nascido em Chicago, Matthew M. Williams tem 34 anos e ficou conhecido por trabalhar com Kanye West e com a cantora Lagy Gaga, que foi sua namorada por um período breve. Em 2015, ele fundou a 1017 ALYX 9SM junto à atual esposa, Jennifer, com quem mora na Itália. Atualmente, ele é diretor criativo da empresa, enquanto ela cuida da parte de vendas. O nome da marca, que antes se chamava só Alyx (até 2018), é uma referência ao nome da primogênita do casal.

Em 2016, Williams foi um dos finalistas do Prêmio LVMH. Desde 2019, ele é também um dos colaboradores do projeto Moncler Genius. Suas coleções para a 1017 ALYX 9SM mesclam alfaiataria com uma influência street e industrial. Em comunicado oficial, o norte-americano afirmou estar extremamente honrado em se juntar à Givenchy.

“Seu posicionamento único e atemporal a tornam um ícone inegável e estou ansioso para trabalhar em seus ateliês e equipes para iniciar uma nova era, com base na modernidade e inclusão. Sou grato ao grupo LVMH por confiar no meu trabalho e oferecer esta função que sonhei a minha vida inteira”, declarou. Ele acrescentou que “espera contribuir para uma mudança positiva” em meio à situação da pandemia de coronavírus.

Quem também comemorou a novidade foi Sidney Toledano, presidente do LVMH Fashion Group. “Desde que ele se juntou ao programa LVMH Prize, temos tido o prazer de acompanhar o desenvolvimento do grande talento que Matthew tem se tornado. Acredito que sua visão singular da modernidade será uma oportunidade para Givenchy escrever um novo capítulo com força e sucesso”, celebrou.

Matthew Williams, novo diretor criativo da Givenchy e fundador da 1017 ALYX 9SM
O estilista norte-americano Matthew M. Williams, fundador e diretor criativo da 1017 ALYX 9SM, é o novo diretor artístico da Givenchy

 

Há dois meses, Clare Waight Keller anunciou que estava deixando a casa francesa, fundada em 1952. Ele atuou por três anos no cargo de diretora artística

 

Modelo desfilando com casaco amarelo da marca 1017 ALYX 9SM
A 1017 ALYX 9SM, que antes se chamava só Alyx, faz referência ao nome da primogênita de Williams, Alyx; o mês e o dia em que o estilista nasceu; e a abreviação do primeiro estúdio da grife em Nova York, no Saint Mark’s Place

 

Peças pretas da marca 1017 ALYX 9SM
Quando foi lançada, em 2015, a Alyx só produzia moda feminina. As roupas masculinas foram introduzidas em 2017

 

Peças da marca 1017 ALYX 9SM
Suas criações para a marca mesclam alfaiataria com streetwear e uma pegada industrial

 

Bella Hadid desfilando com peças da marca 1017 ALYX 9SM
Bella Hadid em desfile da marca durante a última Semana de Moda Masculina de Paris, em janeiro deste ano

 

Peças pretas da marca 1017 ALYX 9SM
Matthew M. Williams ganhou destaque pela colaboração com Kanye West e Lady Gaga

A cultura skater da Califórnia, onde Matthew M. Williams cresceu, exerce uma grande influência em seu olhar. Não é à toa que seu currículo reúne parcerias com marcas urbanas, como VansNike. Curiosamente, ele é autodidata e não tem formação em design.

O burburinho em torno do estilista começou em 2008, quando o rapper Kanye West usou uma jaqueta desenhada por ele no palco do Grammy. Posteriormente, ele assumiu a direção criativa da empresa Donda, que pertence ao artista. O grande boom em sua trajetória foi entre aquele ano e 2010, quando foi diretor criativo da equipe de Lady Gaga, Haus of Gaga. Eles chegaram a se envolver romanticamente por um breve período, mas a conexão criativa foi tão grande que Gaga preferiu mantê-la em nível profissional.

Williams também atuou ao lado de ninguém menos que o multitalentoso Virgil Abloh, que participou da criação da marca masculina Been Trill. Kim Jones é outro nome bem próximo do norte-americano, que o considera um “padrinho profissional”.

Foi Jones quem desenhou as roupas do casamento de Williams com Jennifer. A recompensa também rendeu bons frutos: para a estreia do amigo como diretor criativo do masculino da Dior, Matthew M. Williams desenhou uma fivela de cinto que foi um sucesso.

1017 ALYX 9SM
O olhar de Williams é influenciado pela cultura skater da Califórnia, estado onde ele cresceu

 

Peças lilás da marca 1017 ALYX 9SM
Curiosamente, ele não tem formação em design

 

A carreira Matthew M. Williams foi alavancada pelas colaborações com Kanye West e Lady Gaga. Sua trajetória também inclui trabalhos com Virgil Abloh (Off-White e Louis Vuitton masculina) e Kim Jones (Dior Homme)

 

Givenchy Street

A escolha de Matthew M. Williams para diretor criativo pode indicar um interesse da Givenchy e do grupo LVMH em uma abordagem mais urbana, aos moldes do que tem feito Abloh com a linha masculina da Louis Vuitton, ou Kim Jones, com a Dior Homme.

Antes de Williams, a casa fundada por Hubert de Givenchy em 1952 ficou três anos sob os cuidados artísticos da estilista britânica Clare Waight Keller. Seu maior destaque para a maison foi o vestido de noiva de Meghan Markle, usado no casamento com o príncipe Harry.

A designer arrancou elogios com as coleções de alta-costura, mas teve uma recepção morna nos trabalhos de prêt-à-porter e artigos de couro. Sob o seu comando criativo, a label recuperou a elegância de seu fundador e deixou de lado a abordagem gótica e sensual de seu antecessor, o italiano Riccardo Tisci.

Julia Roberts e Clare Waight Keller
Clare Waight Keller, antecessora de Williams na Givenchy, conquistou celebridades com suas criações elegantes. Uma delas foi Julia Roberts

 

Além de ter feito o vestido de casamento de Meghan Markle, Waight Keller agradou com as coleções de couture, mas teve uma recepção morna com o prêt-à-porter

 

Backstage do desfile de alta-costura primavera 2020 da Givenchy
Mathew M. Williams será o sétimo estilista a ingressar na grife francesa

 

Entre todos os designers que passaram pela casa após a aposentadoria de Hubert de Givenchy, há 25 anos, Tisci foi o mais bem-sucedido. Matthew M. Williams é, agora, o sétimo estilista a ingressar na grife francesa. Resta aguardar como será a recepção do mais novo couturier no comando!

 

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias