Não há dúvidas de que Lady Gaga é um dos principais talentos do século 21. Apaixonada por moda, a cantora estourou em 2008 com o hit Just Dance. Desde então, sempre surpreendeu com produções exageradas que beiravam a bizarrice.
Como uma artista verdadeiramente completa, ela transita pelo universo da música, da moda e do cinema com facilidade. Foi, inclusive, com a atuação na quinta temporada de American Horror Story que ela mostrou para o público que pode fazer com maestria o que quiser. Em 2016, Gaga venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em minissérie e surpreendeu muita gente.
Três anos depois, ela é uma das grandes apostas para o Oscar 2019 e concorre nas categorias Melhor Atriz e Melhor Canção Original. Em Nasce Uma Estrela (2018), interpretou uma cantora e tinha o desafio de desvincular a personagem de si mesma. Além de atuar, Gaga cantou e compôs parte da trilha sonora.
As várias personalidades de Gaga também podem ser vistas quando se trata de figurino. Ao longo dos anos, a artista foi do extravagante extremo ao clássico. Vale destacar que fez tudo isso sem perder a originalidade e a identidade ousada.
Vem comigo saber mais!

Início da carreira
Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em Nova York em 1986. O nome artístico, Lady Gaga, surgiu baseado na música Radio Gaga, da banda Queen.
Com o primeiro álbum, The Fame, vendeu mais de 15 milhões de unidades e ficou conhecida no mundo todo. A aparição que mudou a carreira de Gaga foi no Miss Universo de 2008. Aos 24, apenas dois anos depois de estourar de vez, já era uma das 100 artistas mais influentes do mundo segundo a revista Time.

A primeira aparição de grande alcance foi no Miss Universo de 2008
No começo da carreira, usava o emblemático cabelo de franjinha que marcou a primeira fase da trajetória. Na época, ela já abusava de acessórios, como chapéus e laços.
Os looks já eram autênticos e com apelo bem pop. Em shows, por exemplo, ela entrava em uma espécie de personagem com expressões faciais dramáticas, fortes e tocantes. Nos figurinos, tons metálicos, elementos espaciais e até formas abstratas. Entre as peças usadas, tops em formato de cone, hot pants, lantejoulas, luvas com tachas e meias-arrastão.

No começo da carreira, o cabelo com franjinha era emblemático

O raio aparecia em diferentes looks, como adesivo ou nas maquiagens

Em 2009, ela cantou no Nokia Theatre L.A., com colete escultural e top em formato de cone

No American Music Awards 2009, ela se apresentou utilizando elementos com um mood espacial
Quando lançou o videoclipe de Just Dance, deu o que falar com a pegada descolada e o famoso adesivo de raio azul abaixo de um dos olhos. Sopro de novidade para o pop, surgiu com mais gás com o lançamento do clipe de Poker Face, em 2019.
O vídeo deu um gostinho do que seria a estética futurista usada pela artista. Quem não lembra da saída triunfal de Gaga de uma piscina usando máscara prateada? E a coreografia icônica usando maiô azul?

No início do clipe de Poker Face, ela usa uma máscara prateada

Coreografia com maiô azul usado em Poker Face
Há nove anos, o clipe de Paparazzi representou uma virada nas produções audiovisuais de Gaga. A narrativa teatral com elementos de drama é simbólica.

Em Paparazzi, ela fala sobre uma relação doentia de perseguição

A pegada teatral é nítida em Paparazzi
Em junho de 2010, Lady Gaga divulgou o clipe de Alejandro, o terceiro single do EP The Fame Monster (2009). O videoclipe gerou polêmica por utilizar símbolos religiosos. A narrativa retrata um personagem que fica entre forças obscuras e a salvação espiritual.

Em Alejandro, ela usou símbolos religiosos

Cena de Alejandro com coreografia marcante
No decorrer do tempo, ela consolidou ainda mais a carreira com sucessos como Bad Romance, Born This Way, Judas e Applause. Entre os álbuns, estão Born This Way (2011), ARTPOP (2013), Cheek to Cheek, em parceria com Tony Benett (2014), e Joanne (2016). Ao longo da carreira, fez parcerias icônicas com Beyoncé, Christina Aguilera e Elton John.

Com Beyoncé, ela fez parceria e gravou Telephone
Polêmicas
Nada básica, a norte-americana gostava de apostar em peças com muito brilho, cores fortes e formas esculturais. Os óculos shield e outros modelos se tornaram marca registrada de Gaga, durante o dia ou mesmo à noite.
Para completar, a cantora combinava as roupas exageradas a sapatos com formas pouco usuais, além de maquiagens elaboradas e fortes.

Lady Gaga de Armani Privé no Grammy 2010

As maquiagens de Lady Gaga eram cheias de cor, brilho e detalhes marcantes

Lady Gaga pelas ruas de Tóquio em 2011 com óculos shield

No MTV Europe Music Awards 2011

Os looks performáticos eram considerados bizarros por muitas pessoas
No cabelo, Lady Gaga abusava com mais intensidade de perucas, penteados assimétricos e tinturas. Muitas vezes, o visual escolhido misturava tons diferentes.
Os acessórios variavam nos tamanhos e nas cores, mas nunca eram casuais. As máscaras também faziam parte de muitas produções.

Em várias aparições, ela usou um laço de cabelo

As perucas e os cabelos coloridos são queridinhos de Gaga

A extravagância sempre foi uma característica forte da cantora, da cabeça aos pés

As formas não-convencionais também apareciam em acessórios de cabeça

A estampa se repetiu no look por inteiro
Em algumas ocasiões, ela usava acessórios considerados macabros, como chifres e capas escuras. Por arriscar nos visuais e mesclar elementos religiosos a uma pegada mais dark, a cantora já recebeu críticas diversas vezes e foi constantemente associada a práticas satanistas. No entanto, sempre rebateu os comentários se dizendo cristã.

Lady Gaga costumava usar acessórios considerados macabros

Foi acusada diversas vezes de estar ligada a práticas de satanismo e rebateu as críticas
Quem estava por trás de boa parte das produções era o stylist Nicola Formichetti. Um dos visuais mais icônicos que resultou da parceria foi usado no MTV Video Music Awards de 2010. Na ocasião, Gaga apareceu com vestido e calçado de carne. A peça foi uma forma de protesto contra a discriminação de gays e bissexuais pelas forças armadas norte-americanas.
No ano seguinte, durante o Grammy, ela continuou inovando. Gaga chegou ao red carpet do evento de uma forma nada convencional: dentro de um ovo. No palco, ela saiu de dentro do objeto e fez uma apresentação marcante de Born This Way.

No MTV Video Music Awards de 2010, ela usou vestido e sapatos de carne

No Grammy de 2011, ela chegou à premiação dentro de um ovo

Performance no Grammy de 2011
Em 2012, a parceria com o stylist Nicola Formichetti acabou. Foi quando Brandon Maxwell colocou em prática a mudança drástica no visual de Gaga.
Nova fase
Nos últimos quatro anos, a transição foi intensificada: Gaga deixou um pouco de lado a pegada excêntrica pela qual ficou conhecida. Os visuais, que não economizavam na vibe teatral, passaram a priorizar a elegância e o que está no DNA de suas grifes favoritas.
As produções deste ano são ótimos exemplos. No Critic’s Choice Awards, por exemplo, ela e Glenn Close dividiram o prêmio de Melhor Atriz pelas atuações em Nasce Uma Estrela e A Esposa, respectivamente. Na premiação, Gaga apostou em um vestido tomara que caia da Calvin Klein. A peça tinha corte reto e tom claro.

O vestido da Calvin Klein foi usado no Critic’s Choice Awards
No início do ano, Lady Gaga deu o que falar com um Valentino azul no Globo de Ouro. O tom, quase violeta, combinou com a tintura no cabelo. Com os ombros de fora e uma cauda enorme, ela venceu na categoria Melhor Música para Filmes com Shallow, canção que faz parte do drama musical.
Já no SAG Awards, apesar de ter perdido o troféu de Melhor Atriz para Glenn Close, Gaga atraiu todos os olhares com seu visual. Com um vestido branco decotado da Dior e sapatos Jimmy Choo, ela arrasou na fenda no SAG. Para completar a sofisticação, um coque elegante nas madeixas.

No Globo de Ouro, ela usou Valentino

Para o SAG Awards, escolheu um look Dior
Neste mês, também aconteceu a edição de 2019 do Grammy Awards, a principal premiação da indústria musical norte-americana. Lady Gaga, indicada em cinco categorias, venceu três. Ela levou o prêmio de Melhor Performance Solo pela música Joanne. Com Shallow, dueto de Gaga com Bradley Cooper, ela recebeu as estatuetas de Melhor Música Escrita para Mídia Visual e Melhor Performance de Duo Pop.
Para o tapete vermelho da ocasião, Gaga investiu em um visual prateado da Celine com joias Tiffany & Co. O vestido foi apresentado pela marca francesa, em uma versão curta, na Semana de Moda de Paris, com a temporada de Primavera/Verão 2019. A peça usada pela atriz apareceu com uma cauda que alongou a roupa.

Para o Grammy 2019, Lady Gaga escolheu um vestido prateado da Celine e joias da Tiffany & Co
Anunciada por Alicia Keys nos primeiros momentos da premiação, Lady Gaga entrou no palco de mãos dadas com Michelle Obama, Jennifer Lopez e Jada Pinkett Smith. No evento, Gaga discursou sobre saúde mental, tema que é abordado em Nasce uma Estrela.
“Eles falaram que eu era estranha, que o meu estilo, minhas escolhas, minha música não funcionariam. Mas a minha música me ensinou a não ouvi-los”, afirmou. “A música tomou conta dos meus ouvidos, das minhas mãos, da minha voz, da minha alma e me levou a todos vocês e aos meus Little Monsters, que eu amo tanto”, completou a cantora.
Para a performance de Shallow, Gaga elegeu um macacão bordado com pedras e também uma bota com salto enorme. A composição completa é um trabalho do figurinista Perry Meek. Na apresentação, a cantora contou com a presença de Mark Ronson no palco. O guitarrista escreveu parte da trilha do filme e também coproduziu o álbum Joanne, de 2016.

Na performance de Shallow, durante o Grammy 2019, a cantora usou um macacão brilhoso e sapatos by Perry Meek
Com toda a expectativa em torno do Oscar, já existem especulações sobre a escolha da cantora para a grande noite. Acompanhando as opções de Gaga nas últimas premiações, é provável que ela continue na linha mais clean e monocromática. Pode até ser que opte por brilho ou formas volumosas, mas com mínimas possibilidades de voltar à extravagância do início.
Ao que tudo indica, Lady Gaga está em uma nova fase. Menos extravagante, mas sem perder a essência, a cantora e atriz aparenta ter amadurecido. Depois de conquistar o próprio espaço, ela não precisa mais chocar o público como antes. Em vez de fazer isso com o visual, prefere deixar o brilho para que o talento apareça ainda mais. Autêntica, está dando um show de estilo! Go Gaga!
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue