com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

John John faz ação em servidor brasileiro do jogo GTA RP

A novidade integra a campanha social Drop Your Jeans, realizada todos os anos pela marca de lifestyle

atualizado 17/04/2021 9:13

Loja da John John no jogo GTA RoleplayJohn John/Divulgação

A John John entrou para o time de marcas de moda que flertam com o universo dos videogames. Especializada em jeanswear, a grife criou lojas virtuais no jogo on-line GTA RP por meio do servidor brasileiro Recovery City, com direito a duas missões especiais para os jogadores. A novidade marca uma nova proposta para a campanha anual Drop Your Jeans, iniciativa social da marca que permite aos clientes doarem roupas em jeans usadas, de qualquer marca, em troca de descontos. As peças, então, são destinadas a organizações não governamentais.

Vem saber como funciona!

Giphy/John John/GTA RP/Reprodução

Novidades da parceria

As duas missões estão diretamente ligadas às lojas virtuais da John John no servidor Recovery City. Em uma delas, há peças jeans espalhadas por vários trechos da cidade do game. O jogador deve aceitar o desafio e encontrá-las. Ao fazer isso, precisa entregá-las na fábrica da John John. Já na outra missão, a proposta é pegar o estoque de produtos da marca na fábrica para abastecer as lojas distribuídas no jogo.

Para o head da John John, Rafael Milioni, essa ação – que propõe uma experiência além da relação marca-consumidor – é uma oportunidade de inovar o conceito cross channel. “Pensamos em um formato inovador que trouxesse uma experiência única para nossos clientes, permitindo que eles participem de uma nova jornada de compra aliada a uma ação social que começa no virtual e continua no físico. Isso reforça nossa estratégia multicanal e o posicionamento da John John como uma marca completa de lifestyle”, compartilhou.

GTA RP (ou GTA Role Play) é uma modificação do GTA Online para computador, que funciona por meio de servidores personalizados. Esse mod foi criado pela própria comunidade de usuários, portanto, não é uma iniciativa oficial da Rockstar Games, empresa desenvolvedora do jogo. Nele, os gamers interpretam personagens comuns do universo do jogo, em vez de atuarem como protagonistas.

“Você encara e interpreta o cotidiano do personagem como se ele realmente fosse você. Vai desde a profissão aos relacionamentos pessoais, temperamento e escolhas. O personagem só vive uma vez, por isso, é importante que ele se importe com cada decisão”, explicou David Majollo, fundador e CEO da Recovery Brazil, à coluna. A startup é responsável pelo gerenciamento do servidor Recovery City.

Majollo contou que a equipe se sentiu honrada por ter uma de suas iniciativas abraçadas por uma empresa como a John John. “Nos surpreendemos com a capacidade de inovação e a abertura que a marca nos proporcionou de poder criar uma campanha com resultados incríveis para eles, como marca, mas que também é incrível para os jogadores”, comentou.

Vale destacar que o jogo GTA Online e a Rockstar Games não são parceiros oficiais da John John na ação Drop Your Jeans. O evento virtual está ocorrendo no servidor FiveM Recovery City.

John John cria ação no jogo GTA RP
John John criou lojas no jogo GTA RP por meio do servidor Recovery City

 

Peça da John John
Camiseta da John John, a mesma da imagem acima

 

Campanha Drop Your Jeans da John John
A iniciativa adentra a campanha anual Drop Your Jeans, na qual clientes doam peças em jeans usadas em troca de descontos. Em seguida, elas são destinadas a ONGs

 

Doações

As butiques virtuais da John John no servidor foram inauguradas no dia 8 deste mês, em um evento que também celebrou o lançamento da coleção Nomad Mind. A partir do dia 19, as peças em jeans da marca estarão com 30% de desconto. Quem comprar alguma até o fim do mês e doar uma peça usada em jeans entre agosto e 31 de dezembro deste ano ganhará mais 30% de desconto para usar em outras compras.

A marca informou que estendeu a ação por todo o segundo semestre por causa das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19. Dessa forma, pode garantir uma participação maior do público consumidor do meio off-line. As roupas em jeans usadas que forem coletadas serão transformadas em novas peças e distribuídas por meio de uma parceria com o Projeto Vida Corrida.

A ONG promove a inclusão social para famílias do distrito Capão Redondo, em São Paulo (SP). A iniciativa, que começou em 1999, leva transformação social para crianças, jovens e mulheres por meio do esporte, que funciona como uma forma de entretenimento.

Coleção Nomad Mind - John John
A partir do dia 19 deste mês, as peças em jeans da John John estarão com 30% de desconto

 

Coleção Nomad Mind - John John
Quem comprar uma dessas peças até o fim do mês e doar uma usada para a marca, do mesmo material, ganhará mais 30% de desconto para compras futuras. As roupas usadas podem ser de qualquer label

 

Coleção Nomad Mind - John John
As peças doadas serão transformadas em novas roupas e distribuídas pelo Projeto Vida Corrida para a comunidade

 

Moda e games

As marcas de moda estão cada vez mais de olho no universo dos games. Essa estratégia de ações de marketing com jogos tem sido chamada de advergame. A Louis Vuitton, por exemplo, fez uma parceria com a empresa Riot Games para a edição de 2019 do campeonato mundial do jogo League of Legends. A collab resultou em um baú para o troféu, ativos digitais como as chamadas skins (visuais dos avatares do jogo), assinados pelo diretor criativo Nicolas Ghesquière, e uma coleção-cápsula inspirada em LoL.

Já em 2020, as grifes Marc Jacobs e Valentino criaram looks oficiais dentro do jogo Animal Crossing: New Horizons. O mesmo fez a Gucci com o jogo Tennis Clash, que incluiu até um torneio especial de tênis, intitulado Gucci Open. Outras parcerias da etiqueta italiana com games incluem Pokémon Go (com a The North Face), The Sims 4, entre outros.

Burberry e Balenciaga criaram seus próprios jogos para interagir com clientes e admiradores. No Brasil, a Amaro lançou nada menos que uma coleção-cápsula inspirada em looks do Animal Crossing.


Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias