Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Influencers criam looks para desfiles on-line no desafio Front Row

Fashionistas participam de nova brincadeira virtual e montam produções temáticas, como se estivessem presencialmente nos shows

atualizado 16/03/2021 16:27

Desafio instagram@marta__sierra/Instagram/Reprodução

A primeira fila dos desfiles costuma ter cadeiras reservadas para celebridades, clientes de cada grife, fashionistas e imprensa, por exemplo. O espaço privilegiado proporciona melhor ângulo visual, para apreciar de perto os detalhes dos looks que riscam as passarelas das marcas. Em tempos de shows virtuais de moda e inúmeros desafios nas redes sociais, influencers combinam peças inspiradas nas grifes de luxo para ocupar a Front Row no conforto de casa.

Vem ver!

Giphy/@marta__sierra/Instagram/Reprodução

Logo em janeiro, com o início dos desfiles de alta-costura, as plataformas como TikTok e o Instagram foram recheadas por vídeos de influenciadores. Os convidados não puderam marcar presença nas primeiras filas e nos cliques de street style, mas, em contrapartida, as estrelas preencheram as lacunas nas redes sociais, com produções estilosas.

Os trajes extravagantes seguem os estilos visuais de marcas como Prada, Gucci, Chanel e muito mais. Ao som da música Gimme More, da cantora pop Britney Spears, os looks são registrados em videoclipes divertidos, que simulam o ambiente das apresentações. Com direito a cadeiras e até sacolas de grifes, imitando os mimos geralmente deixados para quem ocupa a disputada fila.

Um dos perfis que aderiram à tendência foi o da criadora de conteúdo @marta__sierra. A espanhola apostou em looks coordenados com a influenciadora Irina. Além das produções temáticas para a primeira fila de cada desfile, Marta convidou mais uma estrela do Instagram, Aida Domenech, para outra invenção. Com bom humor, a dupla simulou os tipos de fashionistas que costumam frequentar as temporadas de moda.

 

Reunidas pela hashtag #FrontRow no TikTok, outras contas da plataforma também apostam no novo desafio. Por lá, os usuários costumam seguir a proposta de criar visuais inspirados nas labels, além de se posicionarem nas cadeiras como se de fato estivessem sentados na primeira fila.

Para melhorar, tem até o movimento da cabeça acompanhando a modelo, que estaria desfilando à frente. Nos vídeos, os internautas usam o celular para simular fotos e vídeos da catwalk, e, claro, também encenam os aplausos no fim de cada apresentação.

@taozivisualism👗✨내가 만일 패션쇼에 초대받는다면?!💫. ##fashionweek ##fyp ##frontrow ##frontrowfashion ##틱톡패션 ##틱톡쌤 ##패션위크♬ Originalton – Alicia Ashanti

 

@andoeji’ll sit front row one day ✨🖤 ##OnTheIce ##ProjectCar ##fashioninspo ##designer ##fashionweek ##runwayshows ##runway ##highfashion ##hf ##modeling ##mcq ##ysl♬ Originalton – Alicia Ashanti

@race.dont.matterSince y’all wanted a part 2, here we go🥶follow our personal @sir_bucks @janinaneoral #fy #foryou #viral #frontrow #fashionshowchallenge #viral #style♬ Originalton – Alicia Ashanti

@anazsiantarAs you wish, here’s another one with @andyyanata 💃🏻 #frontrow♬ Originalton – Alicia Ashanti

@twinshadbanاي تنسيق حبيتو اكثر( 1, 2, 3, 4) 😆✨؟؟؟ #fashionstatement #frontrowfashion♬ Originalton – Alicia Ashanti

@rezagladysBalas @yunsatriyani ati2 mata laki2 jaman now 🤣🤣🤣 #frontrow #fashionshow♬ original sound – Reza Gladys Prettyani Sari

 

Nas mídias sociais, os fashionistas liberam a criatividade para produzir conteúdos em cada novo desafio que aparece nas plataformas. De olho no comportamento dos amantes de moda, as marcas também embarcam nos challenges e criam as suas próprias ações, como a Dolce & Gabbana.

A etiqueta apostou na #DGFattoAMano, para divulgar a coleção de outono/inverno 2020, com direito a música temática para embalar os vídeos. Outra marca de luxo que vinculou um projeto com o TikTok foi a Gucci, no desafio #GucciModelChallenge.


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias