Entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, cinéfilos e fashionistas se uniram com o foco em um só lugar: o Festival Internacional de Cinema de Veneza. O evento é considerado umas das maiores vitrines para tudo o que vai chegar de melhor aos cinemas nos próximos meses. Contudo, não foi apenas da sétima arte que viveu a região da Itália; a moda também pulsou durante os dias. O tapete vermelho foi recheado de artistas, que desfilaram com as principais tendências do momento.
Vem conferir os looks que bombaram durante o festival!
Aposta no preto e vai!
Há uma máxima de que a cor preta é sempre uma aposta certeira. Nesta edição do Festival Internacional de Cinema Veneza, diversas estrelas investiram na ideia para acompanhar os filmes da competição. Dos modelos mais tradicionais à transparência, a tonalidade fez presença.
A presidente do júri da 79ª do festival, Julianne Moore, por exemplo optou por um modelo com decote em V da Giorgio Armani para assistir à estreia do longa Tár. Já a protagonista do filme, Cate Blanchett, investiu em um conjunto com flores no busto da Schiaparelli.




Vermelho no tapete e na moda
Ao longo dos últimos meses, uma cor foi a escolhida pelas fashionistas e celebridades como a provavelmente a favorita nos red carpets. O vermelho apareceu em diversas ocasiões, como no último Video Music Awards (VMA). Durante o Festival de Veneza, a tonalidade também brilhou.
Grande estrela do cinema francês, Catherine Deneuve foi homenageada com um Leão de Ouro pelo conjunto da carreira. Para a ocasião, a atriz escolheu um sóbrio e elegante vestido vermelho de mangas compridas da Saint Laurent – grife com a qual tem um longo relacionamento.
Já a atriz Tessa Thompson levou literalmente a tendência dos pés à cabeça. Com os cabelos ruivos, ela desfilou com um dramático e voluptuoso vestido da Elie Saab para a pré-estreia de Bardo. No melhor estilo básico chic, Pixie Lott se destacou com um macacão vermelho.




Drama e transparência
Não é apenas na tela do cinema que o drama tem vez; na moda, também. Prova disso foi o mood elegante e misterioso que permeou diversos outfits usados no festival. Jessica Wang, por exemplo, apareceu deslumbrante com um vestido bufante violeta da Alberta Ferretti para a estreia de Não se Preocupe, Querida.
Uma das passagens mais marcantes da 79ª do festival foi a de Jodie Turner-Smith. Umas das estrelas do filme White Noise, ela apareceu de Gucci e arrematou o look com luvas verdes.
Com a mesma pegada, a protagonista de Não se Preocupe, Querida, Florence Pugh surgiu com um modelido bufante da Valentino. A transparência incrementou o visual.




Blazers para todos
O blazer foi uma das peças favoritas de quem esteve na edição de 2022 do Festival de Veneza. Entre os destaques, está a atriz e roterista Phoebe Waller-Bridge, que escolheu um modelo Galvan London para conferir a estreia do longa The Banshees Of Inisherin.
Uma das participações mais aguardadas para esta edição era a de Harry Styles. O astro escolheu um modelo de azul da Gucci para assistir a estreia de Não se Preocupe, Querida. Os atores Chris Pine e Regé-Jean também optaram por versões clássicas e fashion para o evento.



Festival Internacional de Cinema de Veneza
A edição de 2022 do Festival de Veneza foi a comprovação da relevância do evento tanto para o cinema como para a moda. As estrelas que desfilaram pelo red carpet evidenciaram que estão atentas às principais tendências da estação.
Na premiação, o documentário All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras, levou o Leão de Ouro, principal prêmio da cerimônia. O festival também condecorou Cate Blanchett, eleita melhor atriz pelo trabalho em Tár.
Já cineasta iraniano Jafar Panahi ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza, pelo filme No Bears (Não Há Ursos, em tradução livre). Luca Guadagnino recebeu o Leão de Prata de melhor diretor por Bones and All.
Colaborou Luiz Maza