metropoles.com

Apenas 18% das compras em e-commerces de moda são feitas por homens

O levantamento da Linx, empresa brasileira especializada em tecnologia para o varejo, revela o perfil do consumidor no setor

atualizado

Compartilhar notícia

ipuwadol/Getty Images
Foto colorida de pessoa fazendo compras em um laptop
1 de 1 Foto colorida de pessoa fazendo compras em um laptop - Foto: ipuwadol/Getty Images

O mercado global de moda masculina tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. Com isso, ganhou os holofotes e a atenção de diversas entidades e organizações. Contudo, os homens ainda são minoria entre os consumidores do segmento.

Publicado recentemente, um estudo conduzido pela Linx, do grupo StoneCo, apresentou dados interessantes sobre o perfil dos clientes de e-commerces nos setores de vestuário, calçados e cosméticos. De acordo com a análise da base da empresa, apenas 18% das compras on-line no varejo fashion são realizadas por homens. Vem saber mais!

Foto colorida de pessoa fazendo compras em um laptop
Os dados revelam que as regiões mais populosas são as que mais consomem pela internet

 

O perfil consumidor dos e-commerces

Um dos principais impulsionadores do crescimento do comércio on-line foi a mudança de comportamento dos consumidores durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Segundo a plataforma Retail TouchPoints, o período resultou em um aumento significativo de compras on-line. Os e-commerces cresceram 40%, e os marketplaces, 81%.

Em meio às crescentes aquisições na internet, a empresa Linx publicou a nova pesquisa: a maioria (82%) das compras realizadas em e-commerces no segmento de moda são efetuadas por mulheres, com idade média de 40 anos. Além disso, a análise revela que a região Sudeste do Brasil lidera as compras on-line (59% do total), seguida por Sul (16%), Nordeste (15%), Centro-oeste (7%) e Norte (3%).

Na imagem com cor, pessoa comprando no e-commerce - Metrópoles
De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no relatório de 2021, o setor de moda masculina registrou um faturamento expressivo em escala mundial, coma marca de 489 bilhões de dólares em 2020

 

Na imagem com cor, carrinhos do e-commerce - Metrópoles
As projeções do Sebrae para o futuro são igualmente otimistas: estima-se um crescimento de até 44% na receita do setor até 2026

 

Na imagem com cor, pessoa comprando no e-commerce - Metrópoles
Se o Brasil acompanhar o ritmo de expansão, espera-se que o mercado nacional movimente mais de 20 bilhões de dólares (cerca de R$ 100 bilhões)

 

Entre as descobertas do perfil consumidor, o baixo percentual de aquisições fashion feitas por homens na internet foi o que mais chamou atenção. Isso porque números publicados em 2022 pela Statista, plataforma alemã especializada em coleta e visualização de dados, indicam que a moda masculina corresponde a cerca de 40% do volume de vendas no mercado brasileiro.

Diante disso, uma oportunidade relevante para as varejistas que operam plataformas de e-commerce surge, pois, assim, podem passar a considerar um investimento massivo em espaços on-line dedicados aos homens. Em um cenário marcado pela crescente digitalização do varejo, a compreensão do comportamento do consumidor e a identificação de oportunidades de mercado tornam-se cruciais para o crescimentos dessas empresas.

Na imagem com cor, pessoa comprando no e-commerce - Metrópoles
A pesquisa da Linx oferece uma visão detalhada do e-commerce no Brasil

 

Na imagem com cor, pessoa comprando no e-commerce - Metrópoles
Áreas de um potencial crescimento e insights valiosos são ressaltados

 

Foto colorida de pessoa fazendo compras em um laptop
Os dados revelados sugerem uma oportunidade significativa para as varejistas

 

Foto colorida de pessoa fazendo compras em um laptop
O mercado global de moda masculina tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos

 

Atualmente, o Brasil ocupa a nona posição entre os países do mundo inteiro com o mercado mais forte para a indústria de vestuário e acessórios. Com um panorama favorável e uma demanda crescente, o setor de moda masculina apresenta, em sintonia com a indústria em geral, oportunidades promissoras para empreendedores e investidores que buscam se destacar em um comércio que está em constante evolução.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?