Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Designer japonês Nigo é o novo diretor artístico da Kenzo. Conheça

Famoso pelo DNA criativo voltado ao streetwear, o estilista assumiu o cargo nessa segunda-feira (20/9)

atualizado 21/09/2021 15:30

Estilista japonês NigoKenzo/Divulgação

Três meses após o português Felipe Baptista deixar a direção artística da Kenzo, há um novo profissional no cargo. O escolhido foi o estilista Nigo, criador da Bathing Ape. Pela primeira vez desde 1999, quando o fundador, Kenzo Takada, saiu da marca homônima, um designer japonês irá comandar a etiqueta francesa.

Vem saber mais!

Giphy/Ricky Chung/South China Morning Post via Getty Images

Felipe Oliveira Baptista ficou dois anos na direção artística da casa. Anteriormente, os designers Humberto Leon e Carol Lim estavam juntos no comando da Kenzo. A dupla saiu em 2019 para comandar a Opening Ceremony.

O anúncio da chegada de Nigo foi feito na semana passada pelo conglomerado de luxo francês LVMH, que administra a maison desde o começo dos anos 1990. O designer japonês assumiu a direção criativa da Kenzo nessa segunda-feira (20/9).

“A chegada de um designer japonês extremamente talentoso nos permitirá escrever um novo capítulo na história da maison que Kenzo Takada fundou. Estou convencido de que a criatividade e inovação de Nigo, bem como o seu apego à história da maison, irão expressar plenamente todo o potencial da Kenzo”, destacou, em comunicado, Sidney Toledano, chairman e CEO do grupo de moda do grupo LVMH.

Estilista Kenzo Takada em evento de Jean Paul Gaultier
Kenzo Takada inaugurou a label em Paris, na França

 

Estilista Felipe Baptista na passarela da Kenzo
Felipe Baptista deixou a Kenzo oficialmente em junho deste ano

 

Look da Kenzo
Na foto, a coleção de estreia do estilista português, no outono/inverno 2020/21

 

Look da Kenzo
O diretor artístico anterior ficou apenas dois anos na maison

 

Humberto Leon e Carol Lim
Anteriormente, Humberto Leon e Carol Lim comandaram a Kenzo durante oito anos

Nigo definiu a novidade como o maior desafio da própria carreira até o momento. “Estou orgulhoso de ter sido nomeado diretor artístico da Kenzo. Nasci no ano [1970] em que Takada Kenzo san [termo japonês] abriu a sua primeira loja em Paris. Ambos nos formamos na mesma escola de moda em Tóquio”, celebrou no Instagram.

“A abordagem de Kenzo san para criar originalidade foi por meio da sua compreensão de muitas culturas diferentes. É também a essência da minha própria filosofia de criatividade”, completou o estilista japonês.

Natural de Maebashi (Japão), Nigo fundou a Bathing Ape, mais conhecida como Bape. Em 1993, abriu a primeira loja da marca, conhecida como uma das pioneiras do streetwear no cenário mundial.

A trajetória de Nigo é repleta de parcerias marcantes. Em 2005, ele e o rapper Pharrell Williams lançaram as marcas Billionaire Boys Club e Ice Cream. Entre as collabs, também estão outros nomes, como Adidas, Coca-Cola, Mac Cosmetics, Kanye West e Virgil Abloh (Louis Vuitton).

Em 2010, o designer criou a grife Human Made. Depois de três anos, deixou oficialmente a Bape. Em 2014, tornou-se diretor criativo da marca UT, da Uniqlo. Além de designer de moda, Nigo é DJ, produtor discográfico e empresário. Ele também integra o grupo japonês de hip hop Teriyaki Boyz.

Estilista Nigo
O DNA criativo de Nigo é permeado pelo streetwear

 

Look da Bape
Nigo é conhecido principalmente como o fundador da Bape

 

Kanye West, Nigo e Pharrell Williams
Nigo também está inserido no ramo musical. Na foto, o designer posa com Kanye West e Pharrell Williams (com quem também firmou parceria fashion)

 

Nigo x Louis Vuitton
No ano passado, Nigo colaborou com o diretor artístico de moda masculina da Louis Vuitton, Virgil Abloh

 

Kenzo

Vale destacar que o estilista Kenzo Takada morreu em novembro de 2020. O fundador da Kenzo foi vítima de complicações da Covid-19. O japonês consolidou a grife homônima na capital francesa, originalmente chamada de Jungle Jap, em 1970.

Ainda este ano, a grife também terá um novo CEO. Sylvain Blanc assumirá o cargo em 18 de outubro. Ele substitui Sylvie Colin, que está saindo Kenzo no fim deste mês para investir em um projeto pessoal.


Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias