com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Desfile Métiers d’Art 2020/21 da Chanel já tem local e data. Confira!

Desta vez, a grife escolheu um monumento francês do século 16 para exibir a coleção, que celebra o know-how dos artesãos da marca

atualizado 17/09/2020 18:12

Desfile Chanel Metiers D'Art 2019/20Kristy Sparow/WireImage via Getty Images

A Chanel vai viajar mais uma vez para apresentar sua próxima coleção Métiers D’Art. Porém, não será para tão longe de Paris desta vez. A grife francesa anunciou, nessa terça-feira (15/9), que o Castelo de Chenonceau é o endereço escolhido para a temporada, com show em 1º de dezembro. Este será o segundo Métiers D’Art apresentado pela diretora criativa Virginie Viard. Tradicionalmente, esse desfile celebra o know-how dos artesãos da marca, em uma coleção de prêt-à-porter. Isso significa que são roupas prontas para vestir, diferentemente da alta-costura, quando elas são feitas sob medida.

Vem comigo!

Giphy/Chanel/Divulgação

Castelo de Chenonceau

O local escolhido, Castelo de Chenonceau, fica no Vale do Loire, a cerca de 2h30 do centro da capital francesa. Os castelos medievais, vinhedos e jardins chamam atenção na região. A construção escolhida pela Chanel tem estilo renascentista e é uma das mais populares da área. Apoiado em pilares sobre o rio Cher, o castelo é acessado por meio de uma ponte.

O palácio foi construído entre os anos de 1513 e 1521 e também é conhecido como Castelo das Damas. Ele ganha esse nome porque, historicamente, foi ocupado por mulheres. O monumento tem salões luxuosos, galerias e jardins, com destaque para o Jardim de Diane de Poitiers e o Jardim de Catherine de Médicis, um em cada lado da construção.

modelo na passarela da Chanel
O próximo desfile Métiers D’Art da Chanel já tem local e data para acontecer!

 

Chateau de Chenonceau
O show está agendado para o dia 1º de dezembro, no Castelo de Chenonceau

 

Chateau de Chenonceau
A construção, do século 16, também é conhecida como Castelo das Damas e fica sobre o rio Cher

 

Galeria do Chateau de Chenonceau
Uma das famosas galerias do local

 

Primeiros desfiles pós-pandemia

Este será o segundo desfile da Chanel após retornar às passarelas no mês de outubro, durante a Semana de Moda de Paris. A apresentação da coleção Cruise 2021, que ocorreria em Capri (Itália) no mês de maio, foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19, assim como o último desfile de alta-costura, que estava marcado para julho. Ambas coleções foram apresentadas digitalmente.

“Combinando a criatividade da maison e o virtuosismo dos artesãos – bordadeiras, chapeleiros, sapateiros, criadores de penas, pregas e até luvas –, a coleção Métiers d’Art da Chanel contribui para a promoção da moda francesa e do luxo em todo o mundo”, compartilhou a grife em comunicado.

A expectativa é que o desfile de dezembro deste ano seja realizado com audiência, dependendo de como estiver a situação de saúde da região. Conforme a marca havia anunciado, não há planos de abandonar o calendário tradicional da moda. “O desfile continua sendo a melhor forma de expressar a criatividade e o know-how da marca”, declarou Bruno Pavlovsly, presidente da divisão de moda e da Chanel SAS em junho, como destaca o WWD.

Desfile Chanel Metiers D'Art 2018/19
Clique do último Métiers D’Art de Karl Lagerfeld, que foi diretor criativo da marca de 1983 até morrer, em fevereiro de 2019

 

Pharrell Williams no desfile Desfile Chanel Metiers D'Art 2018/19 da Chanel
A desfile, referente a 2018/19, teve o cantor Pharrell Williams na passarela

 

Desfile Chanel Metiers D'Art 2018/19
As peças carregaram diversas referências ao Egito Antigo

 

Desfile Chanel Metiers D'Art 2018/19
O desfile foi realizado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York

 

Modelos no desfile Metiers D'Art 2019/2020 da Chanel
Já o último Métiers D’Art, o primeiro conduzido pela diretora criativa Virginie Viard, homenageou o legado de Coco Chanel

 

Este ocorreu no Grand Palais, em Paris, onde a marca costuma desfilar as coleções de primavera/verão e outono/inverno, seja de prêt-à-porter ou alta-costura

 

Para os desfiles das meia-estações, como Cruise e pre-fall, a marca costuma viajar para outras localidades

 

Edições anteriores do Métiers D’Art

Os desfiles Métiers D’Art já ocuparam cidades como Dallas, Edimburgo, Hamburgo, Roma e Xangai. O penúltimo foi realizado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, ainda sob a direção criativa de Karl Lagerfeld.

Na última edição, a marca regressou a Paris, com mais um cenário montado no Grand Palais, onde os demais shows da marca costumam ocorrer. Na ocasião, o desfile homenageou o legado da fundadora da casa, Gabrielle “Coco” Chanel.

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias