Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Luiz Maza e Júlia Marques

Cercada por polêmicas, Shein é acusada de copiar peças da Zara

Internautas compartilham, em vídeos no TikTok, denúncias contra a empresa de fast fashion chinesa

atualizado 02/01/2023 21:26

Mulher caminhando em frente a loja de roupas Xavi Lopez/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A empresa chinesa Shein conquista fashionistas ao redor do globo por oferecer milhares de peças a preços atrativos. Nas redes sociais, internautas costumam compartilhar vídeos mostrando os itens adquiridos no site. Entretanto, no TikTok, usuários publicam dezenas de imagens comparando roupas semelhantes na Zara e na gigante do fast fashion.

Vem saber mais sobre o caso!

Giphy/Reprodução

Ao rolar o feed no TikTok, hashtags reúnem as publicações que denunciam semelhanças entre as duas empresas. Peças praticamente idênticas estão sendo compartilhadas nas #zaraVSshein e #zaradupe.

Nas plataformas digitais, os fashionistas mostram fotos das peças iguais entre as etiquetas. Vídeos também somam-se às hashtags. Neles, os usuários mostram mais detalhes e similaridades dos produtos adquiridos, para além dos ecommerces dos “titãs” da moda.

Modelo branca usando vestido cor de rosa
Print do Instagram
Modelo branca usando vestido cor de rosa
Print do Instagram
Mulher branca com calça estampada
Print do Instagram
Modelo branca vestindo top florido
Print do Instagram
Modelo branca usando vestido cor de rosa
Print do Instagram
Modelo branca usando vestido cor de rosa
Print do Instagram

Contas no Instagram também têm feito sucesso por mostrar semelhanças entre as marcas, como o @zaravsshein. Com 35 mil seguidores, o perfil @dupesnation compara produtos entre a Shein e a Zara. Além da dupla, itens são colocado lado a lado com outras grandes labels, como a Jacquemus.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que a Shein se envolve em acusações desse tipo. A empresa, inclusive, foi denunciada por plágio por companhias globais, como a Levi’s, a Ralph Lauren e até a Dr. Martens. Também no TikTok, a hashtag #SheinStoleMyDesign (Shein roubou o meu design, em tradução para o português) chegou a ter mais de 6,5 mil visualizações.

@beatrizestraada ZARAvsSHEIN 12👯‍♀️ 15% DESCUENTO en @sheinofficial código: 15BEATRIZ15 Vestido Shein ref: 5107477 Zara ref: 8672/338 #zaravsshein #zara #shein ♬ LA FAMA (feat. The Weeknd) – ROSALÍA

@luciniastyle Zara Vs Shein @shein_official use my coupon “lucinia” for 15% off Skirt ID 6095132. #sheinzara #sheinbigsale #sheingals ♬ original sound – LuCinia Tomas

@raquelrzc Clones de Zara en Shein Parte I. 💕 #shein #sheinvszara #zara #zarashein #clonesdezara #sheinzara #clones #dupes #dupeszara #zaratiktok #sheintiktok #viral #lentejas #parati ♬ Hung Up (SDP Extended Vocal) [Edit] – Madonna

@outfitsfinder_ #zara #shein #dupe ♬ Wanna Be Startin’ Something – Michael Jackson – livethelifethatyoudread

Alex Crumbie, do grupo de campanha Ethical Consumer, disse, em entrevista ao The Guardian, que a imitação “parece ser a pedra angular da moda fast fashion”. “Essas marcas normalmente reproduzem a moda vista em outros lugares e a reproduz em menos de uma semana”, pontua.

A proprietária da Zara, a Inditex, ainda não comentou o assunto. Um porta-voz da Shein alegou: “Os fornecedores da Shein são obrigados a cumprir o código de conduta da empresa e certificar que seus produtos não infringem a propriedade intelectual de terceiros”.

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Sabrina Pessoa 

Mais lidas
Últimas notícias