Por Ilca Maria Estevão, Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Burberry e IBM se juntam para desenvolver protótipo que rastreia roupas

Para melhorar a transparência da grife, o sistema vai mostrar informações das peças de luxo até chegarem às lojas

atualizado 14/10/2020 12:57

Burberry desenvolve aplicativoBurberry/Divulgação

A sustentabilidade é uma macrotendência que chegou na moda para ser eternizada. As preocupações ambientais aumentam cada vez mais e os clientes passaram a cobrar essa postura das marcas. Caminhando para atingir uma maior transparência no mercado, a Burberry fechou uma parceria com a empresa de tecnologia da informação International Business Machines Corporation (IBM). O resultado é um protótipo de aplicativo que permitirá aos consumidores terem acesso ao ciclo de vida e jornada das peças de luxo da grife.

Vem comigo!

Burberry/Divulgação

A etiqueta britânica convocou um grupo de estagiários da IBM para participar do novo projeto. Durante três meses, o sistema batizado de Voyage ganhou forma e foi construído a partir de dados e pesquisas levantadas no período.

Os jovens talentos trabalharam diretamente com a equipe de tecnologia da Burberry. “Estamos muito satisfeitos por termos os ajudado a enfrentar este desafio. A colaboração interfuncional entre as indústrias é crucial para a construção de um futuro mais sustentável”, disse Mark McClennon, diretor de informática da Burberry, em comunicado.

A longo prazo, vai ser possível fazer consultas no projeto Voyage. Por lá, o público da Burberry terá acesso a informações da cadeia produtiva das peças até chegarem às lojas da grife, espalhadas por todo o mundo.

Modelo Kendall Jenner em campanha de moda
A Burberry deu mais um passo para a sustentabilidade

 

Modelo Kendall Jenner em campanha de moda
A empresa de luxo visa aumentar a transparência e diminuir os impactos ambientais

 

Modelo Kendall Jenner em campanha de moda
O novo projeto utiliza a tecnologia

 

Modelo Kendall Jenner em campanha de moda
Para dar continuidade à ação, a marca estreitou laços com a empresa IBM

 

Modelo Kendall Jenner em campanha de moda
O aplicativo ainda está em fase de testes

 

O app utiliza a tecnologia IBM Public Cloud, com nuvem de dados híbrida e a ferramenta IBM Blockchain, ambas patenteadas pela IBM. O próximo passo para o desenvolvimento do sistema é em relação à funcionalidade.

Para ter continuidade, o projeto será implementado no aplicativo móvel da Burberry. A ideia é avaliar se os clientes estão interessados ​​em saber mais sobre as cadeias de suprimentos de roupas antes de comprá-las.

Até 2022, a estratégia de sustentabilidade da Burberry inclui principalmente o compromisso de garantir que cada produto tenha, pelo menos, um atributo ambiental positivo; que todo couro e algodão sejam produzidos de forma sustentável; e que as vidas de um milhão de pessoas nas comunidades que fazem parte do processo de confecção melhorem. Espera-se que tecnologias digitais, como o aplicativo, ajudem a impulsionar o progresso em direção a essas ambições.


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias