com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Brasileira lança curso de desenho de moda em plataforma internacional

Os módulos do Fashion Illustration vão ao ar no dia 21 de maio. Em entrevista à coluna, Carol Gomide entrega detalhes do conteúdo

atualizado 13/05/2021 12:00

Carol com seus desenhosDepois das Quatro/Divulgação

Carol Gomide é ilustradora, psicóloga e servidora pública. Além disso, é o nome por trás da marca Depois das Quatro, empresa focada em desenhos de moda. Com olhar atento sobre as tendências e dúvidas despertadas pela área criativa, Carol optou por incluir no portfólio um curso que eleva a ideia do croqui como arte. A iniciativa pretende ampliar a visão de que esse trabalho é voltado apenas para a indústria têxtil, além de guiar profissionais, aspirantes e criadores a otimizarem suas habilidades. 

Vem saber os detalhes!

Giphy/Depois das Quatro/Divulgação

Acompanhada por mais de 44 mil seguidores no Instagram, Carol está desenvolvendo seu trabalho fora do Brasil. Atualmente vivendo em Madri, na Espanha, a ilustradora ministra as aulas virtualmente. Com a nova iniciativa, pode lecionar para pessoas de até 40 países, graças ao convite feito pela plataforma internacional Domestika. O curso on-line será lançado no dia 21 de maio, mas o público poderá conferir o trailer de divulgação a partir desta sexta-feira (14/5), no YouTube e nas redes sociais.

Carol Gomide é a primeira brasileira a ser convidada pela plataforma para ministrar as aulas de desenho de moda. O material de fashion illustration é gravado em português, com legendas em vários idiomas, e poderá ser acessado no site e aplicativo da Domestika. Para confirmar as línguas disponíveis, a empresa recomenda que o usuário consulte as informações mostradas na seção Detalhes do curso (CC e áudio), antes de finalizar o investimento. 

Carol com seus desenhos
Carol Gomide lançou curso internacional

 

Carol com seus desenhos
Ela foi a primeira brasileira convidada pela plataforma Domestika

 

Carol com seus desenhos
Os módulos do Fashion Illustration vão ao ar a partir do dia 21 deste mês

 

Carol com seus desenhos
As aulas serão on-line

 

Carol com seus desenhos
Ministrado em português, o conteúdo também permite que os alunos selecionem legendas em outras línguas

 

Em quatro módulos, a ilustradora vai abordar técnicas de criação de croquis e pontuar as formas com as quais esse trabalho vem sendo explorado no mercado nos últimos anos. Uma parte será voltada para fotografia, especificamente para o Instragram, rede social que Carol aposta para divulgar sua empresa. Assuntos sobre arte e moda também foram incluídos na grade.

Para quem curte história da moda, as aulas trazem momentos de estudos e dicas para quem quer continuar pesquisando os tópicos de conhecimentos pontuados nos módulos. “No decorrer do curso, tento desvincular a ilustração de moda do design. São atuações diferentes, e quero deixar isso claro”, conta Carol à coluna, sem esconder a animação.

Quem se inscrever pode conferir sugestões de ferramentas para ilustrar, diretamente com a profissional, que se utiliza das técnicas de aquarela e marcadores. Em conversa com a coluna, Carol sinaliza, por exemplo, o uso do iPad para digitalizar seu material, mas complementa que os alunos não precisam do tablet para praticar.

Carol com seus desenhos
Nascida em Brasília, a ilustradora mora em Madri atualmente

 

Carol em viagem
A profissional acumula mais de 44 mil seguidores no Instagram

 

Carol com seus desenhos
“Transformo moda em arte”, destaca

 

Carol com seus desenhos
Técnicas manuais serão compartilhadas

 

Carol com seus desenhos
Dicas para digitalizar as ilustrações também serão dadas durante as aulas
Depois das Quatro

Natural de Brasília, Carol Gomide começou a desenhar durante a graduação em psicologia. Segundo a profissional, no mesmo período, as pessoas começaram a se interessar pelo seu trabalho. Em 2016, decidiu publicar as ilustrações no Instagram e, em apenas seis meses, já tinha conquistado cerca de 10 mil seguidores. 

Os traços e a visão de moda foram guiando Carol para o universo fashion. O primeiro viral da brasiliense na internet foi uma releitura de um look inspirado em Marina Ruy Barbosa, repostado pela própria atriz. Atualmente, vários desenhos são repostados por Zara, Reem Acra e Misha Nonoo, para citar alguns exemplos. 

Foi em 2019, contudo, que a jovem começou a profissionalizar as criações e viu a possibilidade de empreender na área. Naquele ano, a Depois das Quatro ganhou registro e e-commerce. Agora, Carol Gomide desenvolve projetos com outras empresas, como a papelaria Printlife, em Barcelona, na Espanha.

No site, as ilustrações são comercializadas, e os clientes podem utilizá-las como quiserem. Entre as opções, estão estampas de camisetas, peças publicitárias ou como item de decoração; o que vale é soltar a criatividade. A profissional também aceita pedidos de marcas.

A conta na rede social também rendeu convites interessantes para Carol, como o do Fashion Week Madrid. No mês passado, a ilustradora foi chamada para fazer a cobertura do evento pelo Instagram. A ideia foi mostrar a moda de Barcelona a outros públicos, além do espanhol.

Carol Gomide reforça que sua inspiração vem dos momentos e das fotografias que registra ao longo das viagens que faz. Por exemplo, uma revista que recebeu durante a semana de moda. A capa foi transformada em uma arte.

Ela também estuda desenho em aquarela e busca aperfeiçoar seu trabalho em ilustração digital.

“O cenário espanhol é uma inspiração. Muitos dos meus desenhos surgem a partir da arquitetura do país, como da Casa Battló, a Gran Vía e a loja Zara”, comenta.

“Me apaixona ver a moda desenhada nas ruas, em caixas de cosméticos, em porcelanas e decorando ambientes”, finaliza. 


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias