com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Entre na sede da Valentino em Roma por meio de projeto digital interativo

Em uma parceria com a ilustradora Joana Avillez, a marca liberou acesso virtualmente ao Palazzo Mignanelli

atualizado 16/09/2020 9:45

Ilustração de Joana Avillez para a ValentinoJoana Avillez/Valentino/Reprodução

A Valentino convida o público a se aprofundar no mundo da grife por meio de uma experiência digital e interativa. Em parceria com a ilustradora Joana Avillez, a maison retratou descontraidamente cada parte do histórico Palazzo Mignanelli, sede da marca. Repleto de detalhes históricos, o projeto está hospedado no site da label.

Vem comigo saber mais!

Giphy/Joana Avillez/Valentino/Reprodução

O Palazzo Mignanelli é um edifício renascentista que, desde 1967, é a sede em Roma da etiqueta fundada por Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti. A estrutura comportou várias coleções sob a direção criativa de Valentino Garavani, que ficou no cargo até 2008.

Na iniciativa Chez Maison Valentino, a fachada do prédio é o primeiro desenho que pode ser visto on-line. A partir daí, o visitante escolhe em quais portas e janelas quer entrar e explorar. As ilustrações contam a trajetória da marca e direcionam os usuários a arquivos variados de mais de 50 anos de legado.

A princípio, sete salas estão disponíveis. Com um clique, por exemplo, é possível “entrar” no estúdio de Pierpaolo Piccioli, atual diretor criativo da marca. Os conteúdos serão atualizados constantemente.

Ilustração de Joana Avillez para a Valentino
O projeto Chez Maison Valentino garante um tour on-line no Palazzo Mignanelli, sede italiana da Valentino

 

Ilustração de Joana Avillez para a Valentino
As ilustrações são da norte-americana Joana Avillez

 

Ilustração de Joana Avillez para a Valentino
Que tal conhecer o estúdio do designer Pierpaolo Piccioli por meio de uma série de vídeos e relatos pessoais?

 

Processo criativo

Os fãs da Valentino têm a oportunidade de conferir curiosidades sobre o processo criativo de coleções de pret-à-porter e haute couture. No cômodo voltado para a alta-costura, é possível até participar de um quiz e responder perguntas sobre a produção das peças. “Quantos metros de tecido foram usados ​​para criar este vestido?” é uma das questões apresentadas. Depois de selecionar uma resposta, o internauta é direcionado ao resultado correto.

As informações também são passadas por meio de vídeos e textos. “A Valentino Haute Couture nasce do domínio de costureiras especializadas, com diferentes competências na arte da alta-costura, que concebem criações únicas em quatro ateliês. Tradição e herança fundem-se com o contemporâneo”, destaca a label em uma das abas.

Ilustração de Joana Avillez para a Valentino
O internauta pode continuar o passeio passando pelos ateliês de alta-costura da Valentino

 

Quiz da Valentino
O usuário pode fazer um quiz para se familiarizar ao processo criativo

 

Quiz da Valentino
Vale responder!

 

Red carpets

A relação da maison com personalidades famosas também é explorada pela ferramenta interativa. Em um das abas, batizada de Hall da Fama, há uma lista com 30 looks da Valentino usados por celebridades em tapetes vermelhos de premiações e eventos.

Com o cursor do mouse, o convidado passeia por uma linha fashion. Entre as participantes, estão Adut Akech, Lady Gaga, Naomi Campbell, Julianne Moore, Céline Dion, Luca Guadagnino, Jennifer Lopez, Billie Eilish, Lizzo e Gwyneth Paltrow.

Lady Gaga e Adut Akech no hall da fama da Valentino
O Hall da Fama da Valentino tem detalhes sobre looks de várias personalidades. Lady Gaga e Adut Akech estão na seleção

 

Julianne Moore e Céline Dion no hall da fama da Valentino
Julianne Moore e Céline Dion estão no time

 

Jennifer Lopez e Billie Eilish no hall da fama da Valentino
Jennifer Lopez e Billie Eilish também já vestiram visuais da marca

 

Gwyneth Paltrow e Naomi Campbell no hall da fama da Valentino
Gwyneth Paltrow e Naomi Campbell completam a lista

 

E-commerce

A plataforma também oferece uma categoria de compras, a Chez Maison Store. Por lá, estão produtos da Valentino estampados com ilustração Joana Avillez criada para o projeto Chez Maison Valentino.

Entre os itens oferecidos na vitrine virtual, estão camiseta e moletom. O branco é o protagonista das peças casuais. A ideia é que os clientes da grife possam eternizar a visita on-line ao Palazzo Mignanelli.

Ilustração de Joana Avillez para a Valentino
A iniciativa também engloba loja on-line

 

Camiseta branca da Valentino com ilustração de Joana Avillez
A arte de Joana Avillez estampa as peças

 

Moletom branco da Valentino com ilustração de Joana Avillez
Opção para quem quer eternizar a visita digital ao universo da Valentino

 

Cinema

Para completar a experiência, a Valentino fez uma colaboração com o serviço de streaming Mubi. Ao clicar no tópico Cinema, o usuário tem acesso a uma seleção de filmes feita pelo estilista Pierpaolo Piccioli. Entre os títulos, estão O Piano, drama da cineasta Jane Campion; a comédia Ontem, Hoje e Amanhã, com direção de Vittorio de Sica; e o icônico Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro.

Colaborou Rebeca Ligabue

Últimas notícias