metropoles.com

União Brasil deve presidir conselhos de Ética da Câmara e do Senado

União Brasil deve conseguir a presidência dos conselhos de Ética do Senado, com Jayme Campos, e da Câmara, com Leur Lomanto Júnior

atualizado

Compartilhar notícia

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Conselho de Ética da Câmara
1 de 1 Conselho de Ética da Câmara - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O União Brasil deverá ficar com o comando dos conselhos de Ética tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal pelos próximos anos.

No Senado, o presidente do colegiado deverá ser senador Jayme Campos (União-MT). Ele foi o presidente do colegiado nos últimos quatro anos, quando, sob a justificativa da pandemia, não realizou nem uma sessão.

Já na Câmara, o presidente será o deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA). Lomanto é do mesmo estado do atual líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento, um dos principais caciques da Casa Legislativa.

Os conselhos de ética deverão ser os últimos colegiados a serem instalados nesta legislatura. O motivo é que poucos parlamentares estavam dispostos a comandar os conselhos, considerados bastante desgastantes.

O conselho de Ética das duas Casas tem como tarefa apreciar representações contra parlamentares por quebra de decoro. Caso julgados e considerados culpados, os deputados e senadores podem até perder seus mandatos.

Na última legislatura, o Conselho de Ética da Câmara cassou, por exemplo, a ex-deputada Flordelis (RJ), condenada sob a acusação de mandar matar o próprio marido, o pastor Anderson do Carmo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?