metropoles.com

Transição vai sugerir viagem de Lula à China no início do mandato

Objetivo é de que viagem de Lula à China ajude a melhorar a relação diplomática do Brasil com chineses, bastante desgastada por Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images
O presidente eleito Lula acena após discurso na COP27, no Egito - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito Lula acena após discurso na COP27, no Egito - Metrópoles - Foto: Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images

O grupo temático que cuida do setor agropecuário no governo de transição vai sugerir que o presidente eleito Lula viaje à China logo em seu primeiro mês de mandato, em janeiro de 2023.

Em reunião nesta terça-feira (29/11), os membros da equipe acertaram que vão incluir a sugestão no relatório de “urgências” para os primeiros dias de governo, que deve ser apresentado a Lula até o final de novembro.

Segundo membros do grupo, o pedido para a viagem partiu de representantes do agronegócio. Em especial, produtores da área de proteína animal, interessados nas exportações da carne brasileira para o país asiático.

Integrantes da equipe de transição avaliam que a viagem pode ajudar a melhorar as relações diplomáticas entre Brasil e China, bastante desgastadas nos últimos quatro anos de governo Jair Bolsonaro.

Na gestão Bolsonaro, membros do Executivo e familiares do presidente da República tiveram uma série de atritos com os chineses, os quais chegaram a acusar de serem os responsáveis por “criar” e “disseminar” a Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?