Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Transição vai sugerir viagem de Lula à China no início do mandato

Objetivo é de que viagem de Lula à China ajude a melhorar a relação diplomática do Brasil com chineses, bastante desgastada por Bolsonaro

atualizado 29/11/2022 15:04

O presidente eleito Lula acena após discurso na COP27, no Egito - Metrópoles Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images

O grupo temático que cuida do setor agropecuário no governo de transição vai sugerir que o presidente eleito Lula viaje à China logo em seu primeiro mês de mandato, em janeiro de 2023.

Em reunião nesta terça-feira (29/11), os membros da equipe acertaram que vão incluir a sugestão no relatório de “urgências” para os primeiros dias de governo, que deve ser apresentado a Lula até o final de novembro.

Segundo membros do grupo, o pedido para a viagem partiu de representantes do agronegócio. Em especial, produtores da área de proteína animal, interessados nas exportações da carne brasileira para o país asiático.

Integrantes da equipe de transição avaliam que a viagem pode ajudar a melhorar as relações diplomáticas entre Brasil e China, bastante desgastadas nos últimos quatro anos de governo Jair Bolsonaro.

Na gestão Bolsonaro, membros do Executivo e familiares do presidente da República tiveram uma série de atritos com os chineses, os quais chegaram a acusar de serem os responsáveis por “criar” e “disseminar” a Covid-19.

Mais lidas
Últimas notícias