metropoles.com

Subprocuradora e advogada são cotadas para substituir Mendonça na AGU

Vaga de ministro da Advocacia-Geral da União será aberta caso o presidente Jair Bolsonaro confirme indicação de André Mendonça para o STF

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
prédio
1 de 1 prédio - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Se oficializar mesmo a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro terá de nomear um novo ministro para a Advocacia-Geral da União (AGU).

Segundo a coluna apurou, duas mulheres estão, hoje, entre as mais cotadas para assumir a pasta: a subprocuradora Lindora Maria Araújo e a advogada da União Izabel Vinchon.

Atual representante da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lindora é uma das subprocuradoras mais próximas ao atual procurador-geral da República, Augusto Aras.

Ela é considerada alinhada ao Palácio do Planalto. Em um movimento que agradou o governo, ela cobrou de governadores, em abril, explicações sobre o uso de recursos federais pelos Estados na pandemia.

Já Izabel é a atual secretária-geral de Contencioso da AGU, setor que cuida dos processos que tramitam no STF. Ela é vista como um nome de confiança de Mendonça e que teria boa aceitação interna, por ser de carreira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?