
Igor GadelhaColunas

Senador do MDB é favorito para relatar CPI do Crime Organizado
Senador do MDB deve ser escolhido como relator da CPI do Crime Organizado. PT, por sua vez, pleiteia presidência da comissão de inquérito
atualizado
Compartilhar notícia

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) é o favorito para ser o relator da CPI do Crime Organizado, anunciada nesta quarta-feira (29/10) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
À coluna, o líder do governo Lula na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), disse que Vieira deve ser escolhido relator por ser o autor do pedido para a CPI. O PT, por sua vez, vai pleitear a presidência do colegiado.
Procurado pela coluna, Vieira admitiu estar pleiteando a relatoria. Ele evitou, porém, cravar que será o relator, dizendo que prefere aguardar a definição do presidente da CPI.
“Estou pleiteando a relatoria. O processo é eleger o presidente, que indica o relator. Em regra, se dá por acordo”, afirmou o senador do MDB, que é policial civil.
Quanto à presidência, ainda não há definição. Aliados de Alcolumbre apontam que, caso o governo consiga maioria na comissão, o favorito seria o senador Fabiano Contarato (PT-ES), que é delegado da Polícia Civil capixaba.
Criação da CPI
Alcolumbre anunciou que instalará a CPI do Crime Organizado — protocolada por Vieira há mais de um ano — nesta quarta-feira, um dia após a megaoperação no Rio contra o Comando Vermelho que deixou mais de 120 mortos.
“Determinei a instalação da CPI do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4), em entendimento com o senador Alessandro Vieira. A comissão irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções. É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, disse Alcolumbre em nota.











