metropoles.com

Rosa Weber atuou para convencer Tarcísio a se reunir com Lula e ministros do STF

Presidente do STF, Rosa Weber ligou para Tarcísio de Freitas e apelou para que ele participasse das reuniões com Lula e ministros da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF
1 de 1 cerimônia de posse da ministra Rosa Weber para a Presidência do STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A presidente do STF, Rosa Weber, atuou pessoalmente para convencer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a participar de reuniões com Lula e ministros da Corte nesta segunda-feira (9/1), em Brasília.

Serão dois encontros diferentes. O primeiro reunirá Lula e governadores no Palácio do Planalto, às 18h. Na sequência, os governadores devem se encontrar com ministros do Supremo às 20h, na sede da Corte.

As reuniões foram articuladas por Lula, Rosa Weber e governadores nas últimas horas em uma tentativa de demonstrar união institucional contra as invasões golpistas ao STF, Congresso e Planalto no domingo (8/1).

Eleito com a ajuda de Jair Bolsonaro, Tarcísio, no entanto, resistiu a participar dos encontros inicialmente. O temor era de que os encontros se transformassem num ato contra o ex-presidente da República.

Rosa Weber, então, entrou em ação e ligou para o governador de São Paulo nesta segunda. Na conversa, disse que a presença dele seria importante para demonstrar união dos entes federados contra os atos terroristas.

Segundo a assessoria de imprensa da ministra, Rosa Weber ligou para todos os governadores, fazendo um apelo para que participem da reunião no STF “como um ato em defesa da democracia e das instituições”.

Ministros do governo Lula também ligaram para Tarcísio, para convencê-lo participar das reuniões. Entre eles, Alexandre Padilha (PT), ministro da Secretaria de Relações Institucionais.

Na conversa, Padilha assegurou ao governador de São Paulo que as reuniões teriam caráter “institucional” e não seriam um ato contra Bolsonaro, como Tarcísio temia.

0

Compartilhar notícia