metropoles.com

Por estratégia, PT silencia em sessão que aprovou fim das saidinhas

Com receio de prejudicar a popularidade do governo, bancada do PT decidiu silenciar durante sessão da Câmara que aprovou fim das saidinhas

atualizado

Compartilhar notícia

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra plenário câmara dos deputados em sessão conjunta congresso nacional - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário câmara dos deputados em sessão conjunta congresso nacional - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O PT adotou o silêncio como estratégia durante a sessão da Câmara que aprovou, na quarta-feira (20/3), o projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em regime semiaberto durante datas comemorativas.

A proposta, que sofreu alterações no Senado, precisava ter as mudanças analisadas pelos deputados federais antes de ir à sanção do presidente Lula, que tem poder de vetar o texto parcial ou integralmente.

Entre membros da bancada do PT, a avaliação foi de que manifestações contrárias ao fim das saidinhas poderiam prejudicar ainda mais a avaliação do governo Lula, que caiu nas últimas pesquisas divulgadas.

Assim, o partido decidiu silenciar sobre o fim das saidinhas, deixando para outros partidos de esquerda, como PSol e PCdoB enfrentarem os bolsonaristas no plenário da Câmara. O projeto foi aprovado de maneira simbólica.

Apenas um único petista foi escalado para falar sobre a proposta pelo tempo da liderança da Federação do PT- PSol-Rede: o deputado Merlong Solano (PT-PI).

Em sua fala, o parlamentar petista defendeu que “apenas endurecer as penas não resolve o problema” e pediu aprovação das mudanças ao texto feitas pelo Senado.

“A nossa Federação, entendendo que o Senado tornou menos pior o que esta Casa aprovou, uma lei de ódio, é que nós vamos, ao tempo em que criticamos a lei que esta Casa aprovou, orientar a aprovação das emendas que o Senado mandou para esta Casa, porque, pelo menos, elas permitem a saída do prisioneiro para trabalhar e estudar”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?