metropoles.com

PT segue tranquilo de que Sergio Moro terá o mandato cassado

Mesmo com voto de relator, lideranças do PT do Paraná não acreditam que Moro e sua chapa conseguirão escapar de cassação no TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Roque de Sá/Agência Senado
Sergio Moro usa o computador durante participação em comissão do Senado -- Metrópoles
1 de 1 Sergio Moro usa o computador durante participação em comissão do Senado -- Metrópoles - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Apesar do voto contrário do relator no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Luciano Carrasco Falavinha, à cassação de Sergio Moro, o PT segue confiante de que o senador perderá seu mandato.

Caciques do partido no estado dizem que o voto de Falavinha não muda a situação do ex-ministro de Bolsonaro sobre sua possível cassação. Também não acreditam que apenas Moro terá o mandato cassado, mas sim toda a chapa.

A possibilidade de poupar os suplentes de Moro, algo que inviabilizaria nova eleição no Paraná, foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral no julgamento que começou na última segunda-feira (1º/4).

Se apenas Moro for cassado, quem assume é o primeiro suplente do senador, no caso o advogado Luis Felipe Cunha (União). O segundo suplente é o empresário Ricardo Guerra.

Foco no TSE

A confiança de petistas vem do Tribunal Superior Eleitoral. Mesmo que o TRE-PR absolva Moro, ou poupe os suplentes do senador, a decisão pode ser revertida no recurso enviado ao TSE.

A ação que acusa Moro de suposto abuso econômico nas eleições de 2022 foi protocolada pelo PT e pelo PL de Jair Bolsonaro. Ambos os partidos têm interesse em nova eleição no estado.

Como mostrou a coluna, o cronograma no PT do Paraná é que o julgamento de Moro ocorra ao longo de 2024. E que nova eleição para a cadeira de senador só seja realizada em 2025.

O julgamento de Moro no TRE-PR foi suspenso após pedido de vista do desembargador José Rodrigo Sade. A sessão será retomada na próxima quarta-feira (3/4).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?