Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Preterido para o STF, movimento negro quer emplacar mulher na AGU

Após Lula indicar Jorge Messias ao STF, integrantes do movimento negro querem emplacar mulher negra na Advocacia-Geral da União (AGU)

22/11/2025 07:00
Agência Brasil
Lula com o minsitro da AGU Jorge Messias

Preteridos na recente indicação ao STF, integrantes do movimento negro defendem que Lula nomeie uma mulher negra para a Advocacia-Geral da União (AGU), hoje chefiada pelo indicado do petista à Corte.

Lula, como antecipou a coluna, decidiu indicar o atual chefe da AGU, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo. A indicação foi oficializada pelo petista na quinta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra.

Preterido para o STF, movimento negro quer emplacar mulher na AGU - destaque galeria
4 imagens
Messias foi anunciado por Lula em novembro de 2025, mas a indicação só foi protocolada no começo de abril de 2026.
Jorge Messias e Lula
Messias foi indicado por Lula para vaga no STF
Preterido para o STF, movimento negro quer emplacar mulher na AGU - imagem 1
1 de 4

Breno Esaki/Metrópoles
Messias foi anunciado por Lula em novembro de 2025, mas a indicação só foi protocolada no começo de abril de 2026.
2 de 4

Messias foi anunciado por Lula em novembro de 2025, mas a indicação só foi protocolada no começo de abril de 2026.

Reprodução / Redes sociais
Jorge Messias e Lula
3 de 4

Jorge Messias e Lula

Reprodução/Ricardo Stuckert
Messias foi indicado por Lula para vaga no STF
4 de 4

Messias foi indicado por Lula para vaga no STF

Agência Brasil

Um dos nomes defendidos por integrantes do movimento negro para a vaga de Messias à frente da AGU é o da procuradora federal Manuellita Hermes Rosa Oliveira.

Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Manuellita já atuou como coordenadora-geral de Assuntos Internacionais e Judiciais na Consultoria Jurídica do Ministério dos Direitos Humanos.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

A procuradora já atuou secretária de Altos Estudos, Pesquisa e Gestão da Informação no Supremo. Manuellita também trabalhou como assessora da ex-ministra Rosa Weber na Corte.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Como a coluna mostrou em outubro, Lula foi aconselhado por aliados a nomear uma mulher para comandar a AGU como forma de driblar as críticas por não ter indicado nenhuma mulher para o Supremo.

Em meio às pressões, Lula indicou a aliados que só pretende decidir o substituto de Messias em 2026, quando o petista prevê que seu indicado conseguirá assumir de fato a vaga no STF.