metropoles.com

Planalto aciona ministro para resolver imbróglio com olavista nomeado

Planalto pediu para que ministro do União Brasil resolva imbróglio envolvendo nomeação de ex-deputado olavista para cargo no governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Heitor Freire e Olavo de Carvalho
1 de 1 Heitor Freire e Olavo de Carvalho - Foto: Reprodução

O Palácio do Planalto acionou o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, para resolver o imbróglio da nomeação do ex-deputado olavista Heitor Freire (União Brasil-CE) para um cargo no governo Lula.

Freire, como noticiou a coluna, foi nomeado na semana passada para um diretoria da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). O passado do ex-deputado levou lideranças petistas a reagiram à nomeação.

O ex-parlamentar foi próximo de Jair Bolsonaro, mas rompeu com ele após a saída do ex-presidente do PSL, em 2019. Freire também se dizia aluno do guru bolsonarista Olavo de Carvalho.

Também repercutiu mal entre petistas o fato de Freire já ter entrado na Justiça pedindo a extinção do PT e de ter exaltado diversas vezes o general Ustra, torturador que comandou o Doi-Codi de São Paulo na ditadura militar.

Diante da pressão de petistas pela exoneração de Freire, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pediu que Waldez converse com Freire e com Luciano Bivar, presidente do União Brasil e autor da indicação.

A orientação foi para que Waldez analise com Bivar uma solução política para viabilizar a permanência do ex-deputado no cargo, em meio a tantos pedidos de lideranças do PT pela demissão dele.

Embora não seja filiado ao partido, o ministro da Integração Nacional foi acionado pelo Planalto por ter sido nomeado para a pasta na cota da legenda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações