metropoles.com

Pfizer também recebe por meio de offshore, mas há diferença da Covaxin

Desde quando assinou o contrato com a Pfizer, o Ministério da Saúde já fez nove transferências para a offshore, totalizando R$ 2,8 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
vacina pfizer começa a vacinar os americanos na segunda dia 14
1 de 1 vacina pfizer começa a vacinar os americanos na segunda dia 14 - Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

O laboratório americano Pfizer também optou por receber o pagamento pela venda das vacinas contra a Covid-19 ao governo brasileiro por meio de uma de suas offshores: a “Pfizer Export B.V.”, localizada na Holanda.

Trata-se de expediente parecido ao exigido pela Bharat Biotech, que elencou sua offshore Madison Biotech, em Singapura, como intermediária para receber o montante pela venda da Covaxin ao Brasil.

Há, porém, uma diferença. Embora tenha negociado diretamente com a Pfizer, o Ministério da Saúde assinou o contrato de compra direto com offshore, já com previsão de pagamento por meio da subsidiária.

No caso da Covaxin, a compra foi assinada pelo governo brasileiro com a Precisa Medicamento, sem qualquer menção explícita ao fato de que o dinheiro deveria ser transferido para a Madison Biotech.

De março, quando assinou o contrato com a Pfizer, até agora, o Ministério da Saúde já fez ao menos nove transferências para a Pfizer Export B.V para pagar pelas vacinas, totalizando R$ 2,8 bilhões.

Tanto Singapura quanto os Países Baixos, onde Holanda está localizada, são considerados pela Receita Federal brasileira países de “regime fiscal privilegiado”, popularmente chamados de “paraísos fiscais”.

Outro lado
Procurada, a Pfizer limitou-se a confirmar que o contrato com o governo brasileiro “é celebrado com uma das entidades legais da companhia na Europa, que também é responsável pelo recebimento dos pagamentos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?