metropoles.com

Petista quer proibir uso da bandeira do Brasil em propaganda política

Membro da equipe de transição de Lula, deputado apresentou projeto para proibir uso da bandeira em propagandas políticas e eleitorais

atualizado

Compartilhar notícia

PT/Divulgação
Márcio Macedo será tesoureiro da campanha de Lula
1 de 1 Márcio Macedo será tesoureiro da campanha de Lula - Foto: PT/Divulgação

Tesoureiro nacional do PT, o deputado federal Márcio Macedo (SE) apresentou um projeto para limitar o uso da bandeira do Brasil em manifestações de cunho político-eleitoral.

A proposta do parlamentar, que é integrante da equipe de transição de Lula, proíbe a utilização de símbolos nacionais em “propaganda com fins políticos, eleitorais e partidários”.

“É vedado o uso dos símbolos nacionais em propaganda com fins políticos, eleitorais e partidários, por organizações partidárias ou não”, diz o artigo principal da proposta.

Em tese, a medida pode proibir a utilização das bandeiras em atos a favor do presidente Jair Bolsonaro. Também pode impedir que o próprio presidente utilize a bandeira em suas propagandas políticas.

“O escopo desta proposição é poupar a Bandeira Nacional – e os demais símbolos nacionais – da banalização, do desgaste desnecessário, do uso pelas frações políticas, o qual pode mesmo fazer do símbolo de união signo de divisão”, justifica o deputado no projeto.

Na proposta, Macêdo cita as eleições, quando, segundo ele, “determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas”.

“Até mesmo para fazer apologia ao nazismo, de cuja derrota o Brasil participou de forma tão heroica em solo europeu, sob o manto de nossa bandeira”, escreveu o deputado na justificativa do projeto.

Retomada

Desde a campanha eleitoral, o PT trabalha para “retomar” a camisa da Seleção Brasileira, a bandeira do Brasil e outros símbolos nacionais dos bolsonaristas.

Na Copa, Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e outros petistas têm usado camisas da Seleção para assistir aos jogos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?