metropoles.com

Para Economia, reajuste a servidor pode impedir reeleição de Bolsonaro

Cúpula do Ministério da Economia avalia que eventual concessão de reajuste a servidores pode inviabilizar a reeleição de Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na tentativa de convencer o presidente Jair Bolsonaro a não conceder reajuste salarial a servidores públicos federais este ano, a cúpula do Ministério da Economia tem recorrido a um argumento extremo.

Em conversas recentes, membros da equipe econômica avaliaram a outros integrantes do governo que a eventual concessão de reajuste a policiais federais poderá até impedir a reeleição de Bolsonaro este ano.

0

Segundo auxiliares, o ministro Paulo Guedes prevê que o reajuste a uma única categoria do funcionalismo vai provocar uma enxurrada de ações judiciais de outras categorias solicitando o mesmo tratamento.

O próprio chefe da equipe econômica já relatou diretamente a Bolsonaro ter recebido alerta de ministros do STF, de que o Judiciário pode acabar dando decisões atendendo o pedido dessas outras categorias.

Guedes prevê que uma eventual concessão de reajuste generalizada fará a inflação, que fechou 2021 em mais de 10%, explodir em 2022, o que trará mais desgaste político ao presidente em plena campanha eleitoral.

Na semana passada, Bolsonaro sancionou uma verba de R$ 1,7 bilhão para reajuste a servidores no Orçamento de 2022, mas não carimbou os recursos para nenhuma categoria. O reajuste efetivo ainda dependerá de atos do Executivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?