metropoles.com

O jogo de empurra entre Lula e partidos de centro na PEC da Transição

Lula tem sido aconselhado a esperar a votação da PEC da Transição para decidir futuros ministérios de siglas como MDB, PSD e União Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Alckmin e Lula, respectivamente vice e presidente eleitos, conversam durante cerimônia de diplomação de sua chapa no TSE - Metrópoles
1 de 1 Alckmin e Lula, respectivamente vice e presidente eleitos, conversam durante cerimônia de diplomação de sua chapa no TSE - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente eleito Lula e partidos de centro travam um verdadeiro “jogo de empurra” envolvendo a PEC da Transição e a definição dos espaços que essas siglas terão no futuro governo.

De um lado, Lula é aconselhado a esperar a aprovação da proposta na Câmara para bater o martelo sobre as pastas dessas legendas. A ideia é ver quantos votos cada uma delas entregará na votação.

Segundo aliados do presidente eleito, a “garantia da governabilidade” será critério prioritário para a definição dos ministérios nos próximos dias entre os partidos de centro.

Com grandes bancadas eleitas, PSD, União Brasil e MDB estão no topo da lista para serem contemplados com as próximas indicações de Lula. Cada partido deve ter no máximo 2 ministérios, menos do que alguns reivindicam.

Do outro lado, esses partidos também cobram gestos mais concretos do presidente eleito em relação aos cargos que serão contemplados no futuro governo, para destravar a votação da PEC.

O jogo de empurra tem deixado o processo de negociação mais longo e acirrado a disputa entre aliados. A votação da proposta, antes prevista para essa semana, pode acabar sendo adiada para a próxima semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?