metropoles.com

O conselho de Guedes a Bolsonaro para os discursos do presidente

Ministro da Economia disse para presidente não generalizar seus ataques a instituições, mas citar pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, aconselhou o presidente Jair Bolsonaro a evitar generalizações em seus discursos contra integrantes de outros poderes.

Guedes sugeriu a Bolsonaro que, caso queira fazer críticas em seus discursos públicos, que as faça citando pessoas, e não atacando a instituição da qual elas fazem parte.

O chefe da equipe econômica deu o conselho ao presidente da República não só em conversas privadas, como durante a última reunião de ministros na quinta-feira (2/9).

Segundo interlocutores, Guedes avalia que os ataques generalizados às instituições soam como falas antidemocráticas, enquanto as críticas personalizadas estariam dentro do jogo democrático.

Em discurso durante evento na Bahia, na sexta-feira (3/9), Bolsonaro disse que os protestos de 7 de Setembro serão um ultimato para “um ou dois” ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente não citou nomes especificamente, mas já deixou claro em outras declarações que sua irritação é direcionada aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Compartilhar notícia