Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Igor Gadelha

O “climão” entre Lula e o governador do Maranhão

Segundo relatos, Lula chegou a virar as costas sem falar com Carlos Brandão e só o cumprimentou após ser alertado por André Fufuca

20/10/2026 18:49
Ricardo Stuckert
Lula em Sao Luis eleicao 2026 metropoles

O presidente Lula (PT) teve um momento de “climão” nesta terça-feira (20/10) com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante o desembarque do candidato do PT em São Luís para atos da campanha presidencial.

Interlocutores de Lula relataram à coluna, sob reserva, que autoridades e políticos locais formaram uma fila na Base Aérea da capital maranhense para recepcionar o presidente em sua chegada. Brandão estava no fim dela.

O “climão” entre Lula e o governador do Maranhão - destaque galeria
3 imagens
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato na Avenida Paulista
Presidente Lula durante ato "Lula em São Paulo, O Brasil Pronto Pra Mais” na Avenida Paulista, em São Paulo
O “climão” entre Lula e o governador do Maranhão - imagem 1
1 de 3

Ricardo Stuckert
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato na Avenida Paulista
2 de 3

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato na Avenida Paulista

Ricardo Stuckert
Presidente Lula durante ato "Lula em São Paulo, O Brasil Pronto Pra Mais” na Avenida Paulista, em São Paulo
3 de 3

Presidente Lula durante ato "Lula em São Paulo, O Brasil Pronto Pra Mais” na Avenida Paulista, em São Paulo

Ricardo Stuckert

Segundo duas pessoas que presenciaram a cena, Lula parou para conversar por mais tempo com o ex-ministro Gastão Vieira. Encerrado o bate-papo, o presidente virou as costas e seguiu sem falar com Brandão.

O cumprimento só aconteceu depois que o senador André Fufuca (PP-MA), ex-ministro do Esporte de Lula, alertou o presidente e avisou que Brandão estava ali. O petista, então, voltou-se para o governador e o cumprimentou.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

A cena chamou ainda mais atenção por ocorrer em meio ao mal-estar que marcou a relação entre aliados de Lula no estado durante o primeiro turno da campanha eleitoral.

Na disputa local, a base lulista no Maranhão rachou na briga pelo governo. Brandão apoiou a candidatura de seu sobrinho, Orleans Brandão (MDB), enquanto o PT lançou o então vice-governador Felipe Camarão (PT).

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Durante o primeiro turno, o sobrinho de Brandão fez campanha para Lula e terminou a disputa pelo governo estadual em segundo lugar. Felipe Camarão ficou em terceiro.

Eduardo Braide (PSD) foi eleito governador do Maranhão no primeiro turno. Na disputa pelo Senado, foram eleitos André Fufuca (PP) e Lahesio Bonfim (Novo).

Já no segundo turno presidencial, às vésperas da chegada de Lula ao Maranhão, Brandão, prestes a deixar o cargo, declarou apoio à reeleição do petista poucos dias antes de Lula desembarcar no estado.