Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Novo presidente da Comissão de Meio Ambiente já irritou ambientalistas

Deputado Covatti Filho (PP-RS) tentou modernizar legislação sobre agrotóxicos e alterar nomenclatura para "defensivos fitossanitários"

27/04/2022 15:28
Compartilhar notícia
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Covatti Filho

Escolhido nesta quarta-feira (27/4) novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o deputado Covatti Filho (PP-RS) já irritou ambientalistas em um passado não tão distante.

O indicado do Progressistas para comandar o colegiado em 2022 fez ecologistas torcerem o nariz ao apresentar um projeto que atualiza a regulamentação sobre uso de agrotóxicos no Brasil.

A proposta foi protocolada em 2015 por Covatti, que é membro da Frente Parlamentar Agropecuária, e previa, entre outros pontos, a mudança do termo “agrotóxico” para “defensivo fitossanitário”.

A proposta é semelhante ao projeto votado em fevereiro deste ano na Câmara, de autoria do então senador Blairo Maggi e relatado pelo deputado Luiz Nishimori (PL-PR).

No caso, o projeto aprovado modificou as regras para a obtenção do registro da agrotóxicos e trocou sua nomenclatura na lei para “pesticidas”.

O texto de Covatti acabou prejudicado pela aprovação do PL de Maggi. O agora presidente da Comissão de Meio Ambiente votou favoravelmente ao projeto do ex-senador no plenário da Câmara.

A proposta, conhecida entre ambientalistas como PL do Veneno, está parada no Senado desde fevereiro aguardando análise pelos senadores.

No início de março, artistas liderados pelo cantor Caetano Veloso estiveram no Congresso e fizeram um show de protesto na Esplanada. Eles pediram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para não votar o texto.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters