Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Novo papa Leão XIV une petistas e bolsonaristas

Anúncio do novo papa Leão XIV, na quinta-feira (8/5) uniu tanto Jair Bolsonaro e seus aliados quanto Lula e outras lideranças da esquerda

08/05/2025 17:39, atualizado 08/05/2025 22:08
Oliver Weiken/picture alliance via Getty Images
Recém-eleito Papa Leão XIV, o americano Robert Prevost, aparece na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano - Metrópoles 1

O anúncio do cardeal norte-americano Robert Prevost como novo papa, na quinta-feira (8/5), no Vaticano, uniu tanto bolsonaristas quanto petistas no Brasil.

A escolha foi comentada em tom positivo tanto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados quanto pelo presidente Lula e outras lideranças da esquerda.

Novo papa Leão XIV une petistas e bolsonaristas - destaque galeria
4 imagens
O presidente Lula
O ex-presidente Jair Bolsonaro em manifestação em Brasília
O senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ)
Papa Leão XIV
1 de 4

Papa Leão XIV

Antonio Masiello/Getty Images
O presidente Lula
2 de 4

O presidente Lula

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O ex-presidente Jair Bolsonaro em manifestação em Brasília
3 de 4

O ex-presidente Jair Bolsonaro em manifestação em Brasília

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
O senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ)
4 de 4

O senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ)

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Um dos principais aliados de Lula, o atual líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), usou as redes sociais para desejar “boa sorte” ao novo líder religioso.

“Cardeais do mundo inteiro escolheram, há pouco, seu novo líder durante o Conclave. O cardeal americano Robert Francis Prevost, Papa Leão XIV, será o sucessor do Papa Francisco e terá a missão de nos inspirar a pregar mais amor, humanismo e cuidado com o meio ambiente. Desejo sorte ao novo Pontífice e sucesso na sua trajetória. Que Deus o abençoe”, escreveu o senador.

Filho mais velho de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se manifestou nas redes sociais, dizendo esperar que o novo papa consiga fortalecer os valores cristãos.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha
“Desejo muita sorte ao novo Papa, Leão XIV. Que ele possa reacender e fortalecer os verdadeiros valores cristãos e enfrentar com coragem e fé o avanço das pautas progressistas e anticristãs. Que Deus possa guiar todas as suas decisões e palavras”, afirmou o senador.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Lula e Bolsonaro se manifestam

Nas redes sociais, Lula desejou que o líder religioso dê continuidade ao trabalho do Papa Francisco. O petista também voltou a criticar as guerras e afirmou que o mundo precisa de mais solidariedade.

“Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos. Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, escreveu Lula.

Bolsonaro, por sua vez, também foi às redes sociais desejar que a nova jornada do papa Leão XIV seja marcada pela “defesa da vida e da família”.

“Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização. O Brasil, uma nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento. Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé”, declarou Bolsonaro.