metropoles.com

Nomeações de Lula ao TSE irritam petistas

Lideranças petistas reclamam que, na escolha para o TSE, Lula preferiu prestigiar Alexandre de Moraes a nomear juristas progressistas

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Bolsonaro e André Tavares
1 de 1 Bolsonaro e André Tavares - Foto: Arquivo pessoal

As duas nomeações de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) feitas pelo presidente Lula na quarta-feira (24/5) irritaram lideranças e caciques petistas.

Em conversas reservadas, eles reclamam que, na escolha, Lula preferiu agradar o ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, a nomear juristas mais progressistas.

Os dois novos ministros da Corte Eleitoral nomeados por Lula foram o professor de direito da USP Floriano de Azevedo Marques Neto e o advogado André Ramos Tavares.

Ambos são bastante ligados a Moraes e vistos por lideranças do PT como “mais conservadores”. Petistas lembram que Floriano, por exemplo, já advogou para tucanos em São Paulo.

Foto com Bolsonaro

Já em relação a André, a reclamação é que o advogado chegou a se aproximar de bolsonaristas no governo anterior, quando também tentou assumir vaga no TSE.

Desde o início da semana, petistas passaram a compartilhar em grupos de WhatsApp uma foto do advogado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (imagem em destaque) em eventos privados.

Os dois foram escolhidos de uma lista quádrupla definida pelo STF. Além de André e Floriano, estavam na lista Edilene Lôbo, advogada do PT, e Daniela Borges, que tinha o apoio da ministra Cármen Lúcia.

A preferência dos petistas era pela indicação de Edilene. Além de prestigiar as mulheres, a advogada, se escolhida, seria a primeira mulher negra a ser nomeada para a Corte Eleitoral.

Gesto

Interlocutores de Lula dizem que ele optou por prestigiar Moraes para fazer um gesto ao ministro, que comanda inquéritos importantes, como o das fake news e o dos atos golpistas.

Além disso, ao dar preferência a Moraes nas escolhas do TSE, o presidente estaria compensando o ministro por não escolher o preferido dele para a vaga de Ricardo Lewandowski no STF.

O favorito de Moraes  é o ministro do STJ Luís Felipe Salomão. Já Lula, ao que tudo indica, deve indicar Cristiano Zanin, advogado que o defendeu na Lava Jato e na campanha eleitoral de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?