Igor Gadelha

Motta faz coro a Lula e cobra redução na taxa de juros em 2026

Em conversa com jornalistas, Hugo Motta repetiu Lula e fez um apelo para que o Banco Central reduza a taxa de juros no Brasil em 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Imagem colorida do presidente Lula e do presidente da Câmara, Hugo Motta, no STF - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula e do presidente da Câmara, Hugo Motta, no STF - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez coro ao presidente Lula, nesta sexta-feira (19/12), ao pedir que o Banco Central (BC) reduza a taxa de juros em 2026, uma das principais bandeiras defendidas pelo petista.

A fala ocorreu durante um café da manhã com jornalistas na residência oficial da Câmara. No encontro, Motta foi questionado sobre as questões fiscais e ressaltou a necessidade de o presidente do BC, Gabriel Galípolo, reduzir os juros.

Motta faz coro a Lula e cobra redução na taxa de juros em 2026 - destaque galeria
3 imagens
Lula e Hugo Motta
Hugo Motta e Lula
Motta e Lula
1 de 3

Motta e Lula

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Lula e Hugo Motta
2 de 3

Lula e Hugo Motta

Reprodução/CanalGov
Hugo Motta e Lula
3 de 3

Hugo Motta e Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
“Nós ainda temos o cenário de juros altos, nós estamos com a inflação controlada, nós estamos com a economia aquecida, estamos tendo recorde na geração de emprego, é o menor desemprego da história. Então, isso, na minha avaliação, é positivo. A principal missão que o governo tem, na minha avaliação, para o próximo ano é tentar, juntamente com a equipe econômica e com o Banco Central, trabalharmos todos para que o Brasil possa entrar em um cenário em que esses juros possam baixar”, afirmou Motta.

O presidente da Câmara também repetiu Lula ao dizer que a taxa de juros alta no Brasil é um dos “impeditivos” para o crescimento do país. Um dia antes, Lula, também em café com jornalistas, o petista pediu a redução da Selic para 2026.

“Eu tenho que reconhecer que os juros, da forma que estão colocados, são impeditivos ao desenvolvimento ou ao crescimento do país. Você trava muitos investimentos com o juro elevado do jeito que está. Então, é importante que a gente possa trabalhar para reduzir a taxa de juros e, de certa forma, fazer o dever de casa em matérias que possam ajudar nesse sentido”, disse Motta.

Lula e Motta unidos

O presidente da Câmara, assim como Lula, precisará se reeleger em 2026. Apesar de Motta afirmar que, por ora, se manterá neutro por causa de sua posição como chefe da Casa, seus aliados admitem que ele estará no mesmo palanque que o petista.

Nos últimos dias, Lula fez um aceno a Motta, ao indicar Gustavo Damião como novo ministro do Turismo. Gustavo é aliado do atual presidente da Câmara. Os dois se conhecem da Paraíba, reduto político do deputado e do novo ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?