Igor Gadelha

Motta deu aval para substituto de Gleisi escolhido por Lula

Presidente Lula tomou a decisão sobre o novo ministro da SRI após consultar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fala ao Metrópoles sobre agenda da Casa e sobre as eleições de 2026
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fala ao Metrópoles sobre agenda da Casa e sobre as eleições de 2026 - Foto: LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), teve participação na escolha do novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), José Guimarães (PT-CE).

A coluna apurou que Motta disse a interlocutores que aprova o nome de Guimarães sugerido pelo presidente Lula. O líder de governo na Câmara vai substituir a ex-ministra, Gleisi Hoffmann.

Motta deu aval para substituto de Gleisi escolhido por Lula - destaque galeria
4 imagens
O presidente da Câmara, Hugo Motta
Hugo Motta e Lula
Líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT)
Presidente da Câmara, Hugo Motta
1 de 4

Presidente da Câmara, Hugo Motta

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara, Hugo Motta
2 de 4

O presidente da Câmara, Hugo Motta

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Hugo Motta e Lula
3 de 4

Hugo Motta e Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT)
4 de 4

Líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT)

Augusto Tenório

Como adiantou a coluna, Lula avisou a Motta, durante a cerimônia de sanção do PL Antifacção, no dia 24/3, no Palácio do Planalto, que entraria em contato com o presidente da Câmara para falar do substituto de Gleisi.

Ao longo da semana, Motta foi consultado por integrantes do Planalto sobre a possibilidade de Guimarães assumir a vaga de ministro. Segundo aliados do chefe da Casa, ele incentivou o líder do governo a aceitar o desafio, depois que o parlamentar topou abrir mão de seu mandato.

Interlocutores de Motta afirmaram que ele tem uma avaliação positiva de Guimarães. A aliados, Motta disse que o líder do governo é uma pessoa equilibrada e ressaltou que o deputado já conhece os acordos feitos com a Casa por exercer o cargo de liderança.

Guimarães anunciou a novidade em uma publicação nas redes sociais. O agora ministro disse que tomará posse como ministro da SRI na próxima terça-feira (14).

A vaga no ministério de articulação política abriu no início de abril, quando Gleisi deixou o posto para concorrer ao Senado pelo Paraná. Guimarães também tinha pretensões de disputar uma vaga para a Casa Alta pelo Ceará, mas foi convencido a abrir mão para ser ministro.

A SRI é uma das pastas mais importantes do governo por ser responsável por fazer a articulação política do Executivo com o Congresso Nacional, além de dialogar com governadores e prefeitos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?