Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Moraes recebeu Vorcaro em seu apartamento em SP, indicam mensagens

Em mensagem, Daniel Vorcaro avisa seu motorista que iria a endereço em São Paulo no qual Alexandre de Moraes tem um apartamento

01/09/2026 15:00
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Ministro do STF Alexandre de Moraes

Mensagens encontradas no celular de Daniel Vorcaro e incluídas em um relatório da Polícia Federal (PF) indicam que o banqueiro se reuniu com Alexandre de Moraes no apartamento do ministro do STF em São Paulo

As mensagens são datadas de 21 de dezembro de 2023. Em uma delas, Vorcaro avisa a seu motorista que eles irão até a “Tucumã 99”, referindo-se à Rua Tucumã, no bairro Jardim Europa, onde Moraes tem residência fixa.

Moraes recebeu Vorcaro em seu apartamento em SP, indicam mensagens - destaque galeria
3 imagens
Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes
1 de 3

Ministro Alexandre de Moraes

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes
2 de 3

Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministro Alexandre de Moraes
3 de 3

Ministro Alexandre de Moraes

Hugo Barreto/Metrópoles

O relatório da PF traz outras mensagens que indicam que o ex-ministro das Comunicações Fábio Faria teria participado do encontro. No mesmo dia, Faria envia uma mensagem de áudio a Vorcaro comentando o encontro.

“Fala, irmão, tudo bem? Quando saímos de lá, ele perguntou se eu tava sozinho, ele me ligou. Aí perguntou, mais ou menos, o que eu achava. Eu falei: ‘Cara, fica livre aí, dentro do que ele falou’, e tal. Ele falou: ‘Pô, gostei da conversa. Vou montar um negócio bacana demais e, já logo na terça-feira, eu quero marcar.’ Então, eu te ligo aí pra ver o horário, pra vocês voltarem aqui na terça, tá bom? Então, tudo certo. Foi bom demais”, diz Faria, segundo transcriação do áudio feita pel PF.

No dia 26 de dezembro, a PF encontrou novas mensagens indicando um novo encontro na Rua Tucumã. Na mesma data, Fábio Faria enviou os contatos de Moraes para o banqueiro salvar em seu celular.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Um dia depois, em 27 de dezembro, Vorcaro começou a trocar mensagens com funcionários de um empreendimento de luxo em Campos do Jordão (SP), marcando um almoço pedido por “Alex” para 30 de dezembro.

“No dia seguinte, 27/12/2023, FABIO FARIA encaminha mensagem a DANIEL BUENO VORCARO mencionando ‘Alex’ e almoço ‘no dia 30’. O banqueiro envia a localização do Hotel Six Senses Botanique, em Campos do Jordão/SP, e o contato de sua funcionária, salvo em seu telefone como ‘Thatiane Prime’”, diz o relatório.

O contrato entre as empresas de Vorcaro e o escritório de Barci de Moraes, controlado pela advogada Viviane de Moraes, esposa do ministro do Supremo, começou a ser negociado dias depois.

O contato entre o escritório de Viviane e a empresa de Vorcaro registrado no relatório da PF é de 11 de janeiro de 2024. A versão final do contrato, revisada pelo ministro do STF, foi assinada em 16 de janeiro.