Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Moraes indica que pedirá para votar em sessão que decidirá seu futuro

Ministro Alexandre Moraes sinalizou a aliados que pedirá para votar na sessão do STF que vai analisar pedido de investigação contra ele

11/09/2026 02:00
LUIS NOVA / METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Moraes indica que pedirá para votar em sessão que decidirá seu futuro

O ministro do STF Alexandre de Moraes indicou a aliados que pedirá para votar na sessão da Corte que analisará um pedido de abertura de investigação contra ele no âmbito do Caso Master.

A sessão está marcada para a terça-feira (15/9) e julgará um pedido do ministro do Supremo André Mendonça para investigar Moraes em razão das mensagens trocadas com o banqueiro Daniel Vorcaro.

Moraes indica que pedirá para votar em sessão que decidirá seu futuro - destaque galeria
3 imagens
O ministro Alexandre Moraes
O ministro Alexandre Moraes
Moraes foi citado em relatório da PF por suposta ligação com Daniel Vorcaro
1 de 3

Moraes foi citado em relatório da PF por suposta ligação com Daniel Vorcaro

Igo Estrela/Metrópoles
O ministro Alexandre Moraes
2 de 3

O ministro Alexandre Moraes

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
O ministro Alexandre Moraes
3 de 3

O ministro Alexandre Moraes

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

Segundo aliados, Moraes sinalizou que pedirá para votar na sessão com o argumento de que André Mendonça, relator do caso, também votará, mesmo sendo parte interessada.

A sinalização de Moraes contraria a expectativa de outros ministros do Supremo de que o magistrado se declararia impedido de analisar um pedido de investigação contra ele próprio.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

As preliminares da sessão

A aposta dos aliados de Moraes é de que a sessão será marcada por uma série de questionamentos preliminares antes de o plenário entrar no mérito do pedido de investigação contra o ministro.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A estratégia é apresentar questões que, se acolhidas preliminarmente, poderão impedir que o plenário do STF avance para a análise do pedido de abertura de inquérito contra Moraes.

Uma das preliminares deverá questionar a validade do relatório da Polícia Federal (PF) que aponta Moraes como interlocutor de Vorcaro nas mensagens, usado por Mendonça para pedir a investigação.

A expectativa, portanto, é de que a sessão da terça-feira seja longa e concentre uma disputa jurídica sobre a validade das provas e do próprio relatório da PF, antes de o plenário decidir se investiga ou não Moraes.

Moraes indica que pedirá para votar em sessão que decidirá seu futuro