Igor Gadelha

Ministros veem encontro de Flávio e Trump como um “presente para Lula”

Para ministros de Lula, foto de Flávio Bolsonaro com Trump reforça leitura de que senador teria postura “vassala” com o presidente dos EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Alice Rabello
trump-lula-flavio-eduardo-bolsonaro
1 de 1 trump-lula-flavio-eduardo-bolsonaro - Foto: Alice Rabello

Ministros do governo Lula minimizaram, nos bastidores, o impacto positivo do encontro do senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com o presidente Donald Trump, realizado na terça-feira (26), na Casa Branca.

Sob reserva, ministros avaliaram que a foto de Flávio com Trump seria “mais um presente para Lula”. A ideia é usar a imagem para reforçar a narrativa de que o senador teria uma postura “vassala’ em relação ao presidente americano.

Ministros veem encontro de Flávio e Trump como um “presente para Lula” - destaque galeria
3 imagens
Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca
Senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro ao lado de retrato de Donald Trump
1 de 3

Flávio Bolsonaro ao lado de retrato de Donald Trump

Reprodução/Redes Sociais
Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca
2 de 3

Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca

Divulgação/Flávio Bolsonaro
Senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro
3 de 3

Senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro

Geraldo Magela/Agência Senado

Na avaliação dos auxiliares de Lula, a agenda com Trump anima apenas a base bolsonarista. A leitura é de que a conduta do Flávio não agrada o eleitor de centro, historicamente decisivo em eleições presidenciais apertadas.

Como a coluna noticiou, o senador brasileiro foi recebido por Trump no Salão Oval, principal escritório presidencial na Casa Branca. Ele estava acompanhado do irmão Eduardo Bolsonaro e do influenciador Paulo Figueiredo.

De acordo com Paulo Figueiredo, o encontro durou mais de uma hora. O influenciador disse que os três chegaram à Casa Branca por volta das 15h da terça-feira e deixaram o local às 16h40.

A intenção de Flávio é usar a reunião com Trump para tentar ofuscar a crise de imagem na qual mergulhou nos últimos dias, após vir à tona sua relação com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Campanha de Lula monitora repercussão

Integrantes da pré-campanha à reeleição do presidente Lula também minimizaram os impactos do encontro de Flávio com Trump. A orientação inicial é não se posicionar oficialmente sobre a agenda.

A ideia dos petistas é monitorar a repercussão da reunião do senador com o presidente americano e seguir com foco no debate do fim da escala 6×1 e na relação de Flávio com o dono do Banco Master.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações