metropoles.com

Ministro de Lula minimiza nova invasão do MST: “Foi protesto”

Ministro do Desenvolvimento Agrário de Lula, Paulo Teixeira refuta termo “invasão” e diz que MST fez apenas “protesto” em fazenda da Embrapa

atualizado

Compartilhar notícia

MST-PE
Imagem colorida de integrantes do MST invandido fazenda da Embrapa em Petrolina (PE) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de integrantes do MST invandido fazenda da Embrapa em Petrolina (PE) - Metrópoles - Foto: MST-PE

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, minimizou a nova invasão do MST a uma fazenda da Embrapa na cidade de Petrolina (PE), nesta segunda-feira (31/7).

Procurado pela coluna, o ministro, que é filiado ao PT, refutou que a ação tenha sido uma invasão. “Não foi invasão. Foi um protesto”, afirmou Teixeira no início da tarde.

O ministro de Lula também ressaltou que os integrantes do MST já deixaram a fazenda, o que a assessoria de imprensa do MST só confirmou à coluna por volta das 17h.

A invasão

A nova invasão à fazenda da Embrapa foi decidida pelo MST em assembleia no domingo (30/7) e iniciada na manhã de segunda. Segundo o movimento, 1,5 mil famílias ocuparam o local.

Na invasão, os integrantes do MST tomaram a estrutura do “Semiárido Show”. Trata-se de feira de tecnologia para agricultores familiares da região que ocorreria da terça-feira (1º/8) a sexta-feira (4/8).

O MST acusa o governo Lula de descumprir os acordos firmados após a invasão das mesmas terras, em abril, durante a Jornada Nacional de Luta pela Terra e pela Reforma Agrária, conhecida como “Abril Vermelho”.

“O MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) rompeu com todos os acordos e tenta fazer o seminário Show sem cumprir nada do que foi acordado para resolver a questão das famílias acampadas. Não queremos atrapalhar o Seminário Show, mas, ao mesmo tempo, não vamos permitir que seja realizado se não for cumprido o mínimo do mínimo, para que a gente possa organizar as coisas e as famílias no mínimo puder ser assentadas”, disse o MST em comunicado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?