Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Mais um ex-chanceler de Dilma ciceroneia Lula na COP27, no Egito

Cotado para assumir o Itamaraty, o embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, usou suas férias para acompanhar a agenda de Lula no Egito

atualizado 17/11/2022 12:26

O presidente eleito Lula discursa em púlpito na COP27, no Egito. Ele fala diante de microfone - Metrópoles Christophe Gateau/picture alliance via Getty Images

Atual embaixador do Brasil na Croácia, o diplomata Mauro Vieira é mais um ex-chanceler do governo Dilma Rousseff a ciceronear o presidente eleito Lula nas agendas relacionadas à COP27, no Egito.

Nos bastidores, o nome de Vieira, que chefiou o Itamaraty do início do segundo mandato de Dilma até a saída dela do cargo, após o impeachment, é um dos cotados para ser ministro das Relações Exteriores do governo Lula 3.

Além de Vieira, o ex-chanceler Antônio Patriota também ciceroneia Lula no Egito. Embaixador brasileiro naquele país, Patriota acompanhou Lula nas reuniões com autoridades dos Estados Unidos e China, nesta terça-feira (15/11).

Os dois embaixadores acompanham Lula diante da ausência do ex-chanceler Celso Amorim. Principal conselheiro do peita na campanha e na transição, Amorim não viajou para a COP27, pois se recupera de uma cirurgia.

À coluna, a embaixada do Brasil na Croácia esclareceu que o embaixador Mauro Vieira está em férias e viajou ao Egito com recursos próprios, bancando a própria passagem e hospedagem.

Vale lembrar que tanto Patriota quanto Vieira foram indicados para os seus atuais postos diplomáticos pelo presidente Jair Bolsonaro no início do atual governo, em 2019.

Mais lidas
Últimas notícias