Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

A reação de Lula à tentativa de ligar o caso Marielle ao PT

Nas redes sociais, bolsonaristas tentaram emplacar tese de que o PT estaria ligado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol)

25/01/2024 05:30, atualizado 25/01/2024 06:56
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do ex-presidente Lula usando óculos e segurando uma pasta vermelha - Metrópoles

O presidente Lula orientou auxiliares e lideranças do PT a não gastarem energia para rebater a tentativa de bolsonaristas de ligar o assassinato da vereadora Marielle Franco ao partido e ao governo.

Ao longo da terça-feira (23/1), diversos parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro tentaram emplacar, nas redes sociais, a tese de que o PT estaria relacionado ao crime, ocorrido em 2018.

Para isso, usaram imagens do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio (TCE-RJ) Domingos Brazão, apontado como possível mandante do crime, fazendo campanha para Dilma Rousseff em 2014.

Brazão fez campanha para Dilma naquele pleito porque, à época, era filiado ao MDB, mesmo partido do ex-presidente Michel Temer, então candidato a vice-presidente da petista.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em 2016, porém, integrantes da família Brazão apoiaram o impeachment de Dilma. Em 2018, irmãos de Domingos fizeram, inclusive, campanha para o então candidato a presidente Jair Bolsonaro.

Diagnóstico

Ao ser informado sobre o tema, Lula avaliou a aliados que a tese dos bolsonaristas não teria qualquer chance de emplacar, uma vez que a vereadora era do PSol, partido historicamente aliado ao PT.

O diagnóstico do presidente casa com monitoramentos feitos por petistas apontando que a tese que os aliados de Bolsonaro tentaram emplacar ficou restrita à “bolha bolsonarista”.