metropoles.com

Lula entrega a Chico Buarque prêmio que Bolsonaro se recusou a assinar

Presidente Lula participou, em Portugal, da entrega a Chico Buarque do Prêmio Camões, honraria que Jair Bolsonaro se recusou a assinar

atualizado

Compartilhar notícia

Igor Gadelha/Metrópoles
Lula e Chico Buarque no Prêmio Camões
1 de 1 Lula e Chico Buarque no Prêmio Camões - Foto: Igor Gadelha/Metrópoles

Queluz, Sintra – O presidente Lula entregou nesta segunda-feira (24/4), em Portugal, o diploma do Prêmio Camões ao cantor e compositor brasileiro Chico Buarque.

Maior premiação literária da língua portuguesa, a honraria foi concedida ao artista em 2019, mas não foi entregue porque o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma.

O prêmio é concedido, em parceria, por Brasil e Portugal. Além do diploma, Chico levou a quantia de 100 mil euros, algo em torno de R$ 600 mil. O valor é dividido pelos dois governos.

A cerimônia aconteceu no Palácio Nacional de Queluz, construção do século 18 que serviu de residência oficial da família real. Foi nesse local que Dom Pedro I nasceu e morreu.

O evento foi prestigiado por artistas, intelectuais e políticos de diversos países. Entre eles, a cantora brasileira Fafá de Belém e o escritor moçambicano Mia Couto.

Críticas indiretas a Bolsonaro

Em seu discurso no evento, Lula afirmou que a cerimônia de hoje corrige “um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”, em razão da demora em ser entregue.

“Todos nós sabemos por quê. O ataque à cultura em todas as suas formas foi uma dimensão importante do projeto que a extrema direita tentou implementar no Brasil”, afirmou o petista, sem mencionar Bolsonaro.

“Não podemos esquecer que o obscurantismo e a negação das artes também foram uma marca do totalitarismo e das ditaduras que censuraram o próprio Chico no Brasil e em Portugal. Esse prêmio é uma resposta do talento contra o censura, do engenho contra a força bruta”, emendou.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?