metropoles.com

Governo Lula quer fechar acordo Mercosul-UE no 1º semestre de 2023

Número 2 do MDIC, Márcio Elias Rosa diz que expectativa do governo Lula é concluir acordo entre o Mercosul e a União Europeia ainda em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Márcio Elias Rosa
1 de 1 Márcio Elias Rosa - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lisboa – O governo Lula quer fechar ainda no primeiro semestre de 2023 o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, afirmou neste domingo (23/4), em Portugal, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.

“A expectativa é que feche ainda este ano, nesse primeiro semestre, como é o nosso desejo”, afirmou Elias Rosa em coletiva de imprensa.

Segundo o secretário do MDIC, para conclusão do acordo faltam apenas o “equilíbrio” entre os países do Mercosul em relação às condições exigidas pela União Europeia. Entre as exigências dos europeus, está a regulamentação da legislação trabalhista nos países do bloco sul-americano.

Elias Rosa avaliou que nenhuma das condições impostas pela União Europeia é “intransponível”. “Vamos fechar (o acordo) este ano, o quanto antes”, reforçou o secretário, que representa o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, na viagem de Lula a Portugal.

No domingo (22/4), o presidente brasileiro prometeu trabalhar para concluir o acordo. “No que depender de mim, a gente vai fazer o acordo União Europeia e Mercosul. Faltam pequenos ajustes, mas temos condições de fazer”, declarou o petista, também em Lisboa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?