Eleição 2026

Lula convida advogado combativo para comandar jurídico da campanha

Advogado escolhido por Lula para chefiar jurídico da campanha prestigiou posse no TSE e já foi cumprimentado pela futura missão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Foto: LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
imagem colorida de lula assina medida provisória que acaba com a taxa das blusinhas
1 de 1 imagem colorida de lula assina medida provisória que acaba com a taxa das blusinhas - Foto: Foto: LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

O presidente Lula convidou o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, para comandar a área jurídica de sua campanha à reeleição em 2026.

O convite, segundo fontes do PT e do Palácio do Planalto, foi feito durante conversas entre Lula e o advogado nos últimos dias. Marco Aurélio é amigo pessoal do presidente da República.

Lula convida advogado combativo para comandar jurídico da campanha - destaque galeria
3 imagens
Marco Aurélio cumprimentou a advogada Maria Cláudia Bucchianeri, que chefiará o jurídico da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL)
Presidente Lula decreta fim da taxa das blusinhas
Advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas
1 de 3

Advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas

Divulgação
Marco Aurélio cumprimentou a advogada Maria Cláudia Bucchianeri, que chefiará o jurídico da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL)
2 de 3

Marco Aurélio cumprimentou a advogada Maria Cláudia Bucchianeri, que chefiará o jurídico da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL)

Igor Gadelha/Metrópoles
Presidente Lula decreta fim da taxa das blusinhas
3 de 3

Presidente Lula decreta fim da taxa das blusinhas

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

A coluna apurou que o advogado sinalizou aceitar o convite. Antes de bater o martelo, porém, ele quer conversar com o presidente do PT, Edinho Silva, para saber se terá autonomia para montar a equipe.

Na terça-feira (12/5), Marco Aurélio prestigiou a posse do ministro Nunes Marques como presidente do TSE. Mesmo sem estar oficializado, foi parabenizado por ministros e outros advogados pela função.

Lula, inclusive, fez questão de levar o coordenador do Prerrogativas para a chamada sala das togas, onde os chefes de poderes e ministros aguardaram o início da posse de Nunes Marques.

A coluna também flagrou o momento em que Marco Aurélio cumprimentou a advogada Maria Cláudia Bucchianeri, que chefiará o jurídico da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL).

Na conversa, que ocorreu após a posse de Nunes Marques, o coordenador do grupo Prerrogativas sinalizou à advogada que deverá mesmo assumir a coordenação da campanha de Lula.

Marco Aurélio é filiado ao PT há mais de 20 anos e tem perfil combativo. Na época da Lava Jato, o advogado foi um dos principais críticos aos métodos utilizados por juízes e promotores do caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?