Igor Gadelha

INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi foi aconselhado por aliados a comparecer à Câmara para dar explicações sobre o escândalo do INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Carlos Lupi, ação Bolsonaro
1 de 1 Carlos Lupi, ação Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Alvo da oposição e até mesmo de colegas do governo, que passaram a defender sua saída do comando do Ministério da Previdência, Carlos Lupi foi aconselhado por aliados a comparecer à Câmara dos Deputados para explicar o escândalo envolvendo o INSS.

Como o Metrópoles mostrou, Lupi confirmou que deve participar nesta terça-feira (29/4) da Comissão de Previdência Social da Casa, composta por quase 80% de parlamentares bolsonaristas.

INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - destaque galeria
4 imagens
INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - imagem 2
INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - imagem 3
INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - imagem 4
INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - imagem 1
1 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - imagem 2
2 de 4

Reprodução
INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - imagem 3
3 de 4

Reprodução
INSS: ministro Lupi foi aconselhado a dar explicações para deputados - imagem 4
4 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Em conversas com o ministro, aliados sugeriram que Lupi vá à comissão para tentar “controlar a narrativa”. A avaliação é que, se ele faltar, pode ser ainda mais alvo de “ataques”.

Parlamentares do PDT dizem ainda que o ministro seria convocado se tivesse optado por não comparecer à Câmara. Nesse caso, ele teria sido obrigado a ir por meio de convocação.

Defesa do governo

A ideia é que, antes mesmo de ser questionado, o ministro já explique a Operação Sem Desconto. Carlos Lupi vai lembrar aos parlamentares que os desvios começaram em 2019, antes do atual governo Lula.

O ministro também deve usar um argumento defendido pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, de que o governo Lula está atuando para combater as fraudes.

A operação

A Polícia Federal cumpriu mais de 200 mandados de busca e apreensão e seis prisões na Operação Sem Desconto, que investiga entidades por descontos fraudulentos. Ao todo, elas arrecadaram R$ 6,3 bilhões com mensalidades cobradas dos aposentados.

O caso revelado pelo Metrópoles levou ao afastamento judicial do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros integrantes da cúpula do órgão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?