Igor Gadelha

Indicados ao TCU terão parecer favorável em comissão, diz relator

Indicados ao TCU serão sabatinados nesta segunda-feira (13/4) na Comissão de Finanças e Tributação na Câmara dos Deputados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
emanuel-pinheiro-neto
1 de 1 emanuel-pinheiro-neto - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O relator dos candidatos ao Tribunal de Contas da União (TCU), Emanuel Pinheiro Neto (PSD-MT), na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, dará parecer positivo à indicação dos sete parlamentares que disputam a vaga na Corte.

À coluna, Neto afirmou que foram analisados os critérios técnicos para habilitar os candidatos a concorrer ao posto de ministro do TCU. Entre os parâmetros analisados estão a reputação ilibada e o notório saber técnico e jurídico, especificamente relacionados à Corte.

Indicados ao TCU terão parecer favorável em comissão, diz relator - destaque galeria
8 imagens
Odair Cunha (PT-MG)
Danilo Forte (PP-CE)
Adriana Ventura (Novo-SP)
Elmar Nascimento (União-BA)
Hugo Leal (PSD-RJ)
Deputado, Emanuel Pinheiro Neto (PSD-MT)
1 de 8

Deputado, Emanuel Pinheiro Neto (PSD-MT)

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Odair Cunha (PT-MG)
2 de 8

Odair Cunha (PT-MG)

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Danilo Forte (PP-CE)
3 de 8

Danilo Forte (PP-CE)

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Adriana Ventura (Novo-SP)
4 de 8

Adriana Ventura (Novo-SP)

Elmar Nascimento (União-BA)
5 de 8

Elmar Nascimento (União-BA)

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Hugo Leal (PSD-RJ)
6 de 8

Hugo Leal (PSD-RJ)

Soraya Santos (PL-RJ)
7 de 8

Soraya Santos (PL-RJ)

Reprodução/Câmara dos Deputados
Gilson Daniel (PODE-ES)
8 de 8

Gilson Daniel (PODE-ES)

Cidadania
“Analisamos com muito cuidado os critérios técnicos para que pudessem ser habilitados os candidatos ao TCU, sabendo da importância do Tribunal de Contas da União como um braço auxiliar do Poder Legislativo federal e da sua importância enquanto instituição de controle. Fizemos uma análise criteriosa, minuciosa e esperamos que ocorra tudo bem para levar os candidatos habilitados ao plenário”, disse.

Os deputados serão sabatinados nesta segunda-feira (13/4) na CFT. Após as sabatinas, o parecer do relator favorável às indicações será votado. Caso seja aprovado, os deputados candidatos passarão por votação secreta no plenário da Câmara na terça-feira (14/4).

Candidatos

Sete deputados colocaram seus nomes para receber a indicação da Câmara à Corte de Contas para a vaga deixada pelo ministro Aroldo Cedraz:

  • Odair Cunha (PT-MG)
  • Danilo Forte (PP-CE)
  • Hugo Leal (PSD-RJ)
  • Elmar Nascimento (União-BA)
  • Gilson Daniel (Podemos-ES)
  • Soraya Santos (PL-RJ)
  • Adriana Ventura (Novo-SP)

Acordo com PT

Em entrevista à coluna em fevereiro, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reafirmou o acordo com o PT para a indicação a uma vaga no Tribunal de Contas da União.

O acerto foi fechado por Motta em troca do apoio dos petistas à sua eleição ao comando da Casa, em fevereiro de 2025. Pelo acordo, ele prometeu apoiar a candidatura de Odair.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?