Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Haddad desmarca reunião 2 vezes e irrita parlamentares

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irritou deputados e senadores após desmarcar 2 vezes reunião sobre programa defendido por Arthur Lira

07/02/2024 13:43
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fernando Haddad com mão no rosto -- Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irritou deputados e senadores ligados ao setor de eventos ao desmarcar duas vezes uma reunião para discutir um programa de benefício fiscal ao setor.

O encontro estava marcado, inicialmente, para a terça-feira (6/2). No entanto, acabou remarcado para a quarta-feira (7/2) e, depois, desmarcado novamente, agora sem nova data definida.

A reunião teria como participantes a senadora Daniela Ribeiro (PP-PB) e os deputados federais Renata Abreu (Podemos-SP) e Felipe Carreras (PSB-PE), além de entidades do setor de eventos.

Os parlamentares querem discutir com a atual equipe econômica uma solução para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), instituído pelo governo Bolsonaro em 2021 por conta da pandemia.

Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor Gadelha

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em dezembro de 2023, porém, o governo Lula propôs o fim gradual do programa até 2025 por meio da medida provisória (MP) da reoneração da folha de pagamento.

Entenda o que é o Perse, programa que o governo Lula quer encerrar

Clima ruim com governo

Sob reserva, parlamentares que representam o setor avaliaram que, ao desmarcar a reunião duas vezes, Haddad demonstra não estar disposto a dialogar sobre o assunto.

A postura do ministro, dizem esses deputados e senadores, deve piorar o clima do Congresso com o governo, já afetado pelas críticas feitas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao Executivo.

A indisposição de Lira com o governo, inclusive, levou líderes partidários da Câmara a desmarcarem, na terça, reunião ampliada com Haddad para discutir a pauta econômica de 2024.

O presidente da Câmara, vale lembrar, defendeu a continuidade do Perse em seu discurso durante a sessão de reabertura do ano legislativo, na segunda-feira.

Outro lado

Procurada, a assessoria de imprensa do ministro da Fazenda informou que a reunião sobre o programa foi desmarcada por questões de agenda, mas será remarcada.

Assessores do chefe da equipe econômica ressaltaram que reuniões costumam ser desmarcadas com frequência no ministério por problemas de agenda e que isso não torna a pauta menos importante.