metropoles.com

GSI avisou autoridades sobre viagem de Lula no 8 de Janeiro na véspera

Documento enviado pelo GSI à CPMI do 8/1 mostra que pasta avisou na véspera a autoridades que presidente Lula viajaria a São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Lula em frente à avião da FAB - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula em frente à avião da FAB - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) enviou à CPMI do 8 de Janeiro documentos relacionados ao planejamento da viagem feita por Lula a Araraquara (SP) no dia dos ataques à Praça dos Três Poderes.

Segundo os documentos recebidos pela comissão, o GSI avisou em 5 de janeiro a diversas autoridades que Lula viajaria a São Paulo entre os dias 6 e 8 de janeiro para uma “atividade privada”.

O comunicado foi feito a autoridades do Alto Comando do Exército, do Ministério da Justiça, das polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Na véspera das invasões golpistas, em 7 de janeiro, um novo e-mail foi disparado pelo GSI para as autoridades. Dessa vez, acrescentando que Lula visitaria Araraquara em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade naquele momento.

Pela agenda oficial, o presidente embarcou de Brasília para São Paulo no dia 6, por volta das 18h. Ele foi para Araraquara no domingo (8/1), às 14h. Diante dos ataques golpistas, ele retornou às 19h30 para a capital federal.

Como mostrou a coluna, a viagem de Lula é um dos principais alvos bolsonaristas na CPMI. A oposição ao petista quer provar que a viagem foi “premeditada” para tirar o presidente de Brasília no dia dos ataques.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?