Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Governo Lula acende alerta e teme impacto do tarifaço em 2026

Após surfarem na onda da soberania nacional, integrantes do governo Lula já se preocupam com impactos do tarifaço nas eleições de 2026

29/07/2025 05:30, atualizado 30/07/2025 09:43
Metrópoles
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Se publicamente o governo tentar surfar na retórica da soberania nacional, nos bastidores integrantes do governo Lula já demonstram apreensão com os impactos econômicos do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A avaliação de assessores próximos a Lula é de que o discurso de enfrentamento “tem limite” e que a conta dos prejuízos da medida pode chegar às urnas nas eleições de 2026, quando o petista tentará reeleição.

Governo Lula acende alerta e teme impacto do tarifaço em 2026 - destaque galeria
4 imagens
Presidentes Lula e Trump
Lula e Trump
Lula e Trump
Governo Lula acende alerta e teme impacto do tarifaço em 2026 - imagem 1
1 de 4

Arte Metrópoles
Presidentes Lula e Trump
2 de 4

Presidentes Lula e Trump

Arte/Metrópoles
Lula e Trump
3 de 4

Lula e Trump

Lara Abreu / Arte Metrópoles
Lula e Trump
4 de 4

Lula e Trump

Metrópoles

Para auxiliares presidenciais, a narrativa da soberania, embora eficiente para mobilizar a base e sinalizar firmeza frente à pressão externa, não seria suficiente para compensar as consequências do tarifaço no bolso dos brasileiros.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters
“O que preocupa, de verdade, é quando o supermercado ficar mais caro, quando a indústria começar a demitir. Aí, não tem soberania que segure a insatisfação popular”, comentou reservadamente um interlocutor do governo à coluna.


Nesse cenário, além da retórica da soberania, ministros de Lula pretende reforçar o discurso de que o governo tem atuado para tentar reverter o tarifaço, prometido para começar a partir da sexta-feira, 1º de agosto.