metropoles.com

Exclusivo: Marcos do Val admite que tramou para “blindar” Bolsonaro de Moraes

Após reencontrar Jair Bolsonaro, senador Marcos do Val afirmou que usou reunião com Alexandre de Moraes para “blindar” o ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando celular para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles
1 de 1 O senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando celular para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) admitiu, nesta quinta-feira (30/3), que tramou reuniões com Alexandre de Moraes para tentar “blindar”* o ex-presidente Jair Bolsonaro do ministro do STF.

A declaração foi dada pelo senador em conversa com militantes bolsonaristas na saída da recepção que o PL organizou para Bolsonaro nesta manhã, em Brasília. A conversa foi flagrada pela coluna.

No diálogo com bolsonaristas, Do Val disse que avisou Bolsonaro que usaria a reunião com Moraes para tentar tirar o ministro da relatoria do Inquérito dos Atos Antidemocráticos, que tem o ex-presidente entre os alvos.

“Não tinha golpe de Estado, nem nada. Tinha falado: ‘Bolsonaro, vou usar aquela reunião para fazer uma ação para te blindar, porque ele (Alexandre de Moraes) quer te prender’. Então, como ele é o relator do ato antidemocrático, quando eu coloquei ele para dentro do processo, ele não pode continuar a ser o relator. Tem que ser outro”, afirmou o senador.

Confira a fala de Marcos Do Val:

“Golpe”

Em fevereiro, enquanto Bolsonaro ainda estava nos Estados Unidos, Marcos Do Val procurou a imprensa para acusar o ex-presidente e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) de tentarem um “golpe” contra Moraes.

Na época, o senador relatou que, em reunião no Palácio da Alvorada, Bolsonaro e Silveira teriam requisitado que o parlamentar se reunisse com Moraes para gravar o ministro falando sobre casos envolvendo Bolsonaro.

O objetivo seria tentar provar suposta parcialidade do ministro do STF na condução dos processos contra Bolsonaro e, assim, viabilizar a prisão do magistrado.

Versões

Posteriormente, Do Val mudou sua versão várias vezes. Ele passou a dizer que não foi coagido por Bolsonaro a participar da trama e que o ex-presidente ficou em silêncio na reunião do Alvorada.

Em depoimento à Polícia Federal, o senador disse que a autoria do plano contra Moraes seria de Daniel Silveira. O ex-deputado está preso por ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal.

*Atualização: A notícia original trouxe que o senador Marcos do Val havia dito a palavra “vingar”. O correto, no entanto, é o verbo “blindar”. A nota foi corrigida às 14h50.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações