metropoles.com

Ex-líder de Bolsonaro deve relatar projeto que libera Mercadante no BNDES

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) deve ser o relator no Senado do projeto que facilita nomeação de Aloizio Mercadante para o BNDES

atualizado

Compartilhar notícia

Waldemir Barreto/Agência Senado
O senado Fernando Bezerra (PE-PP) discursa na tribuna do plenário do Senado - Metrópoles
1 de 1 O senado Fernando Bezerra (PE-PP) discursa na tribuna do plenário do Senado - Metrópoles - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Ex-líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) deverá ser o relator na Casa do projeto que flexibiliza a Lei das Estatais com objetivo de facilitar indicações políticas para essas empresas.

Pesou na opção por Bezerra o fato de ele ser um senador em final de mandato. Temendo desgaste, diante da repercussão negativa da proposta, senadores em meio de mandato resistem a relatar o projeto.

Aprovado pela Câmara na terça-feira (13/12) em votação relâmpago, o texto reduz de 36 meses para 30 dias a quarentena para dirigentes partidários e integrantes de campanha políticas assumirem cargos em estatais.

A alteração pode beneficiar a indicação do ex-ministro Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), anunciada por Lula horas antes da votação do projeto.

No Senado, a expectativa é de que o projeto seja votado nesta quinta-feira (15/12). A proposta deve ser analisada pelos senadores diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.

Por meio de sua assessoria, Mercadante rebateu a tese de que o projeto o beneficia. “Temos um entendimento jurídico sólido que ele já preenche todos os critérios e que não há qualquer vedação legal ao nome dele”, disse a assessoria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?