Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Ex-gerente da Petrobras alvo da Lava Jato doa para campanha de Lula

Campanha de Lula recebeu doação de ex-gerente da Petrobras que chegou a ser alvo da Operação Lava Jato

19/09/2022 17:40, atualizado 19/09/2022 21:16
Compartilhar notícia
Fábio Vieira/Metrópoles
Lula (PT) em reunião com ex-candidatos à presidência

A campanha do ex-presidente Lula recebeu doação de R$ 8 mil de Armando Ramos Tripodi, ex-gerente da Petrobras que chegou a ser investigado pela Operação Lava Jato.

A contribuição foi registrada como feita no último dia 12 de setembro, por meio de transferência eletrônica da conta do doador para a da campanha do ex-presidente.

Em março de 2016, Tripodi foi alvo de mandado de condução coercitiva na 23ª fase da Lava Jato, a mesma que prendeu o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Na época, Tripodi era gerente de Responsabilidade Social da Petrobras. Ele era suspeito de ter recebido R$ 16 mil de um operador de propina, por meio de serviços de automação e instalação de equipamentos em sua residência.

O ex-gerente chegou a ser indiciado pela Polícia Federal pelo crime de corrupção passiva, em março de 2016. O Ministério Público Federal (MPF) optou, porém, por não denunciá-lo à época.

Nascido em Salvador, Tripodi era funcionário de carreira da Petrobras. Nas eleições de 2018, ele doou R$ 4 mil para a campanha de Fernando Haddad, então candidato do PT ao Palácio do Planalto.